Segunda-feira, 5 de maio de 2003

Por: GIFE| Notícias| 05/05/2003

Editora lança clássicos da literatura mundial

A Editora Nova Cultural lança hoje (5/5) nas bancas de Salvador a coleção Obras Primas. São 50 títulos que se tornaram clássicos da literatura mundial a R$11,90 cada exemplar. A editora vai doar 1,5 mil coleções para bibliotecas públicas de todo o país e 1% do valor arrecadado com a venda dos livros para o Instituto Ecofuturo. (Tribuna da Bahia, 5/5)

Expo Fome Zero

A empresa Francal Feiras, parceira do Programa Fome Zero, promoverá em fevereiro de 2004, em São Paulo, Expo Fome Zero – Brasil Socialmente Responsável. Toda a renda será revertida ao Programa Fome Zero. (O Estado de S. Paulo, Cesar Giobi, 05/5)

Fundação Itaú Social e Unicef vão premiar ONGs

A Fundação Itaú Social e o Unicef vão premiar, pela quinta vez, os melhores trabalhos executados por organizações não-governamentais (ONGs) na área de educação com o Prêmio Itaú-Unicef. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 de junho. O processo de seleção deverá estar concluído no mês de novembro. (Diário do Nordeste , 5/5)

Empresa cidadã

Em artigo, Frei Betto, assessor especial da Presidência da República, afirma que uma empresa só está comprometia com responsabilidade social quando desenvolve projetos para diminuir as contradições sociais no país. Segundo Frei Betto, existem no Brasil muitas empresas que atuam neste campo. Como exemplo, ele cita a Ford, que faz doações a projetos sociais, além de investir em educação e meio ambiente. Para Frei Betto, o Projeto Brasil, que visa a uma “”nação justa, livre, solidária e feliz””, só será possível através do trabalho. (O Dia, 4/5)

Lições de palco e vida

O projeto Brincando de Fazer Arte reúne jovens pobres entre 7 e 21 anos no Rio de Janeiro. As crianças encenam peças que relatam os temas da comunidade, como violência, desemprego e a falta de dinheiro. O ator Jocemir Ferreira, responsável pelo projeto, conseguiu levar o teatro para 55 crianças e adolescentes da comunidade de Acari, além de possibilitar que alguns jovens recebam bolsas de estudo oferecidas pela Fundação Kellogg na Escola Internacional de Cinema e TV, em Cuba. (O Dia, 4/5)

Nas favelas do Rio, só 1% chega à universidade

Segundo dados do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, apenas 1% dos moradores das 500 favelas do Rio de Janeiro conseguem cursar uma faculdade. O projeto Observatório Social de Favelas, criado há quase um ano, tem como objetivo ampliar o espaço dos universitários de comunidades populares nas instituições de ensino superior. A iniciativa é uma ampliação do pré-vestibular comunitário da Maré e é financiado pela Fundação Ford. O Projeto concede bolsas a estudantes e estimula pesquisa nas próprias comunidades. (O Estado de S. Paulo, 3/5)

Icapuí desenvolve projeto de ecodesenvolvimento

O projeto Esse Mar é Meu oferecerá capacitação para moradores da praia de Ponta Grossa e da Comunidade de Retiro Grande, ambas em Fortaleza (CE). O objetivo é treinar um grupo para desenvolver pesquisa popular sobre o patrimônio cultural e natural do município. Nesta etapa, o projeto também irá sensibilizar a população para a importância da criação de Unidades de Conservação e, principalmente, colher informações que permitam um levantamento das áreas prioritárias para conservação e recuperação da região. Esse Mar é Meu é financiado pela Fundação O Boticário em parceria com o Sebrae, Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), Semace, Ibama e Instituto Terramar. (Diário do Nordeste, 27/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Editora Nova Cultural
  • Ford
  • Francal Feiras
  • Fundação Ford
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Kellogg
  • Fundação O Boticário
  • Instituto Ecofuturo
  • Instituto Terramar
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional