Segunda-feira, 5 de novembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 05/11/2001

Pescadores de talento

Mais do que promover ações beneficentes para ajudar comunidades carentes, um pequeno grupo de estilistas e empresas tem feito diferente. Eles aproveitam a mão-de-obra de artesãos e costureiras das comunidades em seu próprio trabalho. Conhecida por suas colchas e almofadas artesanais, a Coopa-Roca, cooperativa de costureiras da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, atua junto com a M. Officer e produz uma linha de roupas a partir das técnicas que elas dominam. Iniciativas como essa também acontecem no Amazonas, no Acre e em São Paulo.

Ajuda fashion – Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com empresas privadas brasileiras revela que 59% delas realizam algum tipo de ação social. No eixo Rio-São Paulo, a moda é aderir a bazares beneficentes. (Revista IstoÉ, p. 60-61, 7/11 – Eliane Lobato e Sara Duarte)

Faça parteA Odontoclínicas recebeu o selo Empresa Cidadã, devido ao projeto Meu Paciente Especial, resultado da parceria com a Estação Especial da Lapa, onde a empresa instalou um consultório odontológico para prestar atendimento gratuito aos alunos com deficiência. (O Estado de S. Paulo, p. D10, 2/11 – César Giobbi)

Projeto Axé recebe Prêmio Ruben Berta

O Projeto Axé foi o vencedor do Prêmio Fundação Ruben Berta, concorrendo com outros 50 projetos de todo o país que atuam na área socia l. Segundo a Fundação, o Axé minimiza sofrimentos, resgata a dignidade e proporciona esperanças concretas a pessoas vítimas da exclusão social. (A Tarde-BA-BA, p. 6, 31/10)

Cláudia Werneck fala sobre a inclusão social a professores

Como parte do programa Escola que Vale, da Fundação Vale do Rio Doce, a jornalista Cláudia Werneck proferiu palestra para professores na Câmara Municipal de Parauapebas-PA. A jornalista falou sobre a importância da educação inspirada na diversidade humana e na capacidade de atender crianças e jovens com deficiências e doenças crônicas, evitando a discriminação, a segregação e até mesmo a competição entre estudantes muito diferentes. Cláudia detém o título de Jornalista Amiga da Criança, concedido pela ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), Fundação Abrinq, Unicef, Embratur e McCann. O Escola que Vale é desenvolvido em 8 municípios de 4 estados brasileiros e beneficia cerca de dez mil alunos e 300 professores de 30 escolas públicas. O programa conta, desde seu início, em 1999, com investimentos de cerca de R$ 10 milhões da Companhia Vale do Rio Doce. (O Liberal-PA, p. 9, 31/10)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Companhia Vale do Rio Doce
  • Embratur
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Ruben Berta
  • M. Officer
  • McCann
  • Odontoclínicas
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional