Segunda-feira, 7 de abril de 2003

Por: GIFE| Notícias| 07/04/2003

Projeto Pomar abre espaço para novos parceiros em São Paulo

O Jornal da Tarde desenvolve desde 1999 o Projeto Pomar, que já plantou 26,5 km às margens rio Pinheiros, em São Paulo. O Programa é uma iniciativa do JT, em parceria com a Secretaria Municipal de Subprefeituras, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e, atualmente, conta com a participação de 17 empresas. As instituições privadas contribuem para a recuperação de áreas degradadas, sendo responsáveis pelo plantio e manutenção de mudas, durante cinco anos, em trechos com aproximadamente 1 km de extensão. Segundo Helena Carrascosa, coordenadora do projeto, a intenção é expandir o Pomar para novas áreas, já que os resultados foram positivos. O Projeto Pomar desenvolve também uma série de atividades gratuitas para os bolsistas da Frente de Trabalho. (O Estado de S. Paulo, 7/4)

Programa tem 80 portas pelo mundo

O programa Computer Clubhouse foi lançado em 1993 e já conta 80 “”portas abertas”” em todo o mundo, onde pessoas de 10 a 16 anos podem usar novas tecnologias para criar soluções a suas necessidades e problemas. No Brasil, o programa é financiado pela Fundação Bradesco e funciona no Instituto Dom Bosco, em São Paulo. O programa oferece materiais e ferramentas tecnológicas para produzir animações e simulações, compor músicas, projetar, programar e construir equipamentos simples e tem a sua atuação é voltada para comunidades carentes. (O Estado de S. Paulo, David Moisés, 7/4)

Santander leva Padarias Artesanais a escola pública

O Banco Santander e o Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo vão ampliar o programa Padarias Artesanais doando às escolas estaduais, 400 instituições de ensino, os “”kits padaria”” de especialização profissional de alunos e pais, além de oferecer cursos rápidos de panificador e de confeiteiro. O kit contém balança, batedeira, liquidificador, forno a gás com botijão e quatro assadeiras. O objetivo é oferecer capacitação profissional, cultura, saúde e esporte para comunidades carentes. A ONG Obras de Promoção Humana São Sebastião, da zona norte de São Paulo, é uma das 2.000 instituições que participam do projeto e atende cerca de cem crianças de 6 a 15 anos. (Gazeta Mercantil, por Cláudia Marques, 7/4)

Concurso

Será quarta-feira, às 10h, no auditório do Correio Braziliense, a entrega do Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação 2002/Projeto Memória. O concurso é promovido pela Fundação Assis Chateaubriand em parceria com Fundação Banco do Brasil. O tema deste ano foi “”A Importância do Presidente Juscelino Kubitschek na História Contemporânea do Brasil””. O prêmio foi aberto a alunos do ensino fundamental, médio e universitário de todo o Brasil. Participaram 2.116 estudantes. A comissão julgadora foi composta por professores, escritores e líderes de entidades culturais de Brasília. (Correio Braziliense, 7/4)

Suporte social

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco Santander
  • Fundação Assis Chateaubriand
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Bradesco
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional