Segunda-feira, 7 de maio de 2001

Por: GIFE| Notícias| 07/05/2001

Telefonia pode encurtar diferenças sociais

As empresas de telecomunicações, especializadas em encurtar distâncias entre as pessoas, podem contribuir também para encolher as diferenças sociais no País, disse Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, a um grupo de executivos de empresas de telefonia, durante seminário sobre responsabilidade social promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na última sexta-feira. Na oportunidade, a presidente do Comunidade Solidária, Ruth Cardoso, enfatizou a importância dos critérios empresariais trazidos para o campo da ação social, como a necessidade da eficiência necessária nos programas sociais. O presidente do Instituto Ethos, Oded Grajew, observou a crescente importância da responsabilidade social na imagem das empresa, que passa a ser avaliada como indicador de desempenho. O investimento social, segundo explicou, não trata meramente de uma contribuição financeira para obras sociais, mas da adoção de valores e, em alguns casos, de mudanças na cultura corporativa. (Gazeta Mercantil, p. DF 7, 7/5 – Walter Sotomayor)

Janelas para o mundo

A operadora de telecomunicações Telemar está desenvolvendo o Projeto Telemar de Educação nos 16 estados em que atua. Até 2004, o programa estará beneficiando 952 escolas, 700 mil alunos e 25 mil professores em um investimento que ronda os R$ 35 milhões. A intenção do programa é assegurar a comunidades de baixa renda o acesso ao conhecimento, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades de emprego para a população local. Atualmente, cerca de 300 funcionários da empresa estão envolvidos no projeto. O objetivo da empresa é que seu pessoal tenha um envolvimento ainda maior e comece a se voluntariar contribuindo para expandir o trabalho social. (Educação, p. 28-31, Abril 2001 – Alexandre Pavan)

Conduta exemplar

Matéria publicada pela revista Veja desta semana destaca algumas ações éticas realizadas por empresas como a Johnson & Johnson, que pagará uma indenização de US$ 860 milhões aos consumidores das lentes de contato descartáveis 1-Day Acuvue por afirmar que a lente deveria ser trocada diariamente. Alguns testes em laboratórios mostraram que o artigo poderia ser aproveitado por até duas semanas, sem perda da qualidade ou prejuízo para os olhos. Episódios como esse ilustram uma nota etapa da evolução do relacionamento entre as empresas e os clientes. A matéria também comenta o livro Ética Empresarial: Dilemas, Tomadas de Decisões e Casos, dos pesquisadores americanos O.C. Ferrell, John Fraedrich e Linda Ferrel, que sustenta que agir de forma transparente é tão importante quanto praticar bons preços. Segundo os autores, as empresas que não agem desta maneira estão arriscadas a perder metade dos clientes em cinco anos, metade dos funcionários em quatro e a metade dos investidores em menos de um ano. (Veja, p. 62, 9/5 – Joana Calmon)

VONPAR – Balanço Social

A Vonpar Refrescos S. A., franqueada da Coca-Cola no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, publicou no último dia 4/4, nos jornais Zero Hora e Diário Catarinense, seu balanço social referente ao ano 2000. Segundo a publicação, somando a geração de tributos e os investimentos em recursos humanos, foram investidos R$ 205 milhões em projetos de grande alcance social e em várias outras iniciativas de apoio à cultura, ao esporte, ao lazer, promovendo a qualidade de vida, a formação educacional e profissional, a conscientização ambiental e a cidadania. (Zero Hora, p. 47-50; Diário Catarinense, p. 27-30 – 4/5)

Novos planos para o cinema brasileiro

Até o fim de junho o Governo Federal e a indústria cinematográfica brasileira deverão finalizar um plano estratégico para, até 2006, dobrar o mercado e impedir que o setor fique ancorado apenas em renúncia fiscal, hoje responsável por 90% dos recursos disponíveis para o setor. As empresas que mais apostam no cinema nacional, no entanto, tendem a permanecer utilizando mecanismos de renúncia fiscal. Entre elas estão a BR Distribuidora, que investiu R$ 20 milhões no ano passado, o BNDES, com R$ 7,13 milhões e o Banespa, que até o ano 2000 investiu quase R$ 28 milhões em mais de 50 produções nacionais. (Gazeta Mercantil, p. C-8, 7/5 – Cláudio Renato)

Shoppings promovem Dia das Mães solidário

Os shoppings de São Paulo estão aproveitando as campanhas dos Dias das Mães e dos Namorados para estimular o voluntariado e apoiar entidades beneficentes. A campanha do Shopping Ibirapuera doará três ambulâncias a três entidades da capital. O Shopping Light estimula o voluntariado e arrecada roupas para a Associação Minha Rua Minha Casa. Já o MorumbiShopping está arrecadando materiais de higiene infantil, fraudas e roupas para serem doados à Maternidade Amparo Maternal. (O Estado de S. Paulo, p. C4, 5/5 – Zuleika Haddad)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banespa
  • BNDES
  • BR Distribuidora
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos
  • Johnson & Johnson
  • MorumbiShopping
  • Shopping Ibirapuera
  • Shopping Light
  • Telemar
  • Vonpar Refrescos S. A.
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

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