Segunda-feira, 8 de setembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 08/09/2003

Internet movida a luz do sol no interior do Ceará

O Instituto Telemar, em parceria com a ONG Ider (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis), está contribuindo para a inclusão digital de moradores da cidade de Almácegas, no sertão do Ceará. Em conjunto com a prefeitura local, a instituição mobilizou os moradores da localidade em torno de um projeto que disponibiliza acesso à Internet por meio da luz solar. Monitores da própria comunidade estão sendo capacitados para ensinar os alunos a lidar com o ciberespaço. Segundo Maria Arlete Gonçalves, diretora do Instituto, a entidade desenvolve projetos de inclusão tecnológica em outros 16 estados. (O Globo, André Machado, 8/9)

Papel das empresas é discutido

O Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) promove a partir de hoje (8/9) o primeiro Fórum A Responsabilidade Social. O evento será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) e tem por objetivo debater sobre o efetivo papel das empresas na sociedade. Entre os temas a serem discutidos estão A responsabilidade social das pequenas e médias empresas no processo de terceirização e ainda Responsabilidade Social: modismo ou mudança de paradigma? (A Notícia, 8/9)

Pesquisas no Parque Pedra da Risca do Meio

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza está apoiando o projeto Monitoramento e Educação Ambiental, iniciativa que tem por objetivo promover pesquisas científicas para subsidiar a sustentabilidade ambiental do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio, no Ceará. Desenvolvido pelo Grupo de Ictiologia Marinha Tropical (Imat-UFC) e pela ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), a iniciativa de zoneamento já catalogou cerca de 120 espécies de peixes avistadas na área do parque. Dados preliminares da pesquisa apontam a região como uma área de rica diversidade de espécies. (Diário do Nordeste, 8/9)

Projeto incentiva a conclusão do ensino fundamental

A Fundação Roberto Marinho e a Fundação Vale do Rio Doce assinam hoje (8/9), em Brasília, convênio para dar início ao projeto Tecendo o Saber. A iniciativa pretende suprir as necessidades de aprendizagem conforme demandas e ritmos específicos de jovens e adultos que não puderam completar os quatro primeiros anos de estudo. O programa será lançado no mesmo dia da campanha Brasil Alfabetizado, do governo federal. Participam do evento de assinatura o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, e o diretor-superintendente da Fundação Vale, Fábio Lúcio Romanelli Medeiros. (Folha de S. Paulo, 8/9; O Globo; Hoje em Dia, 6/9)

Guerrilha quer mobilizar jovens acomodados

Em parceria com o Instituto Itaú Cultural, a TV Cultura lançou no último domingo (7/9) o programa Guerrilha. A atração foi elaborada para servir como espaço de debates sobre assuntos como cidadania, cultura e comportamento. Ancorado por Anelis Assumpção, filha do músico Itamar Assumpção, o programa de estréia teve como tema Você, Tá Aí Fazendo O Quê?, e apresentou o trabalho desenvolvido pela ONG Projeto Travessia, que ajuda a tirar crianças da rua e as auxilia no processo de reintegração à sociedade. A atração é dominical e vai ao ar às 19h30. (O Estado de S. Paulo, Renata Gallo; Jornal da Tarde, 6/8)

Cidadania

A Federação das Indústrias de Pernambuco acaba de criar o Conselho Temático de Cidadania, que irá orientar e dar suporte ao empresariado local sobre a importância de práticas de responsabilidade social e da ética no desenvolvimento dos negócios. (Diário de Pernambuco, 6/8)

Gol de Letra

Criador da Fundação Gol de Letra, que atende crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda de São Paulo e Niterói, o ex-jogador Raí estará em Fortaleza de 10 a 13 de setembro. Ele irá participar de um evento promovido pela Unimed, voltado para a discussão sobre políticas de responsabilidade social. A parceria entre a Unimed e a Gol de Letra garante assistência médica integral e gratuita às crianças atendidas pela Fundação e seus familiares, além de funcionários, agentes comunitários e mediadores de leitura que participam do projeto. (O Povo, Arthur Ferraz, 6/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
  • Fundação Roberto Marinho
  • Fundação Vale do Rio Doce
  • Instituto Itaú Cultural
  • Instituto Telemar
  • Unimed
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional