Selos e normas certificam ações sociais de empresas e organizações

Por: GIFE| Notícias| 25/04/2005

No último mês de março, aconteceu em Salvador (BA), a primeira reunião do Comitê Mundial da ISO de Responsabilidade Social. Representantes de 70 países estiveram presentes para discutir o processo de criação das normas internacionais para a certificação das empresas na área social. O grupo consultivo conta os brasileiros Marcos Egydio, superintendente do Instituto Ecofuturo, e Jorge Cajazeira, gerente de excelência empresarial da Suzano Papel e Celulose.

Ao todo, 24 reuniões estão marcadas para os próximos três anos, quando o trabalho deverá ser concluído. A ISO de Responsabilidade Social, que deve se chamar ISO 26000, será a primeira norma criada com o objetivo de preencher uma lacuna mundial em relação aos processos de responsabilidade social. (Clique aqui para saber mais)

No entanto, outras normas já vêm sendo utilizadas para o reconhecimento de processos nessa área. A ISO 9001:2000 certifica empresas e organizações sociais que tenham sua gestão baseada em três princípios: satisfação dos beneficiários e financiadores, indicadores de desempenho e melhoria contínua.

Já a SA 8000 foi desenvolvida com o objetivo de assegurar o compromisso social das empresas com a sociedade e com seus funcionários. Emitida pela Social Acconuntability International (SAI), em 1997, a norma foi desenvolvida a partir dos princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata de temas como trabalho infantil, discriminação, assedio sexual, direito de associação e responsabilidade dos fornecedores.

Recentemente o Instituto Elektro, que já possuía o selo Empresa Amiga da Criança, conquistou a ISO 9001. José Marcos Cessel, coordenador da organização, conta que seu Sistema de Gestão da Qualidade foi estabelecido, documentado, implementado e é mantido visando melhorar continuamente sua eficácia, de acordo com os requisitos aplicáveis à ISO e à Norma AccountAbility 1000 (AA 1000) – sistema de gestão das relações com os públicos estratégicos que permite a medição e avaliação da integração dos aspectos sociais no gerenciamento dos programas e projetos sociais promovidos pela organização.

“”Diferentemente dos selos que são ′visíveis′, as normas não são percebidas pela população em geral, até mesmo pelo desconhecimento da sua importância no que diz respeito à gestão da qualidade nas organizações do setor produtivo e lucrativo. No caso das organizações sem fins lucrativos, o fundamental para o público-alvo é a ação em si, e não os recursos ou motivações que possibilitaram a sua realização.””

O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), ONG com sede no Rio de Janeiro que trabalha com foco em geração de trabalho e renda, acaba de ser certificado pela ISO 9001 e SA 8000. O secretário executivo da organização, Vandré Brilhante, afirma que os principais pontos da ISO dizem respeito à qualidade e transparência da instituição na realização de seus projetos.

“”O desafio de ser uma organização certificada pela ISO nos faz aprimorar cada vez mais as nossas ações, desde o planejamento, até a avaliação dos programas cuja missão é promover o desenvolvimento comunitário, enquanto a SA 8000 está em sintonia com a responsabilidade social de nossa instituição, que valoriza e capacita seus profissionais e é contra a discriminação, o trabalho infantil e escravo, reforçando o nosso Código de Ética””, explica Vandré.

Associados GIFE – No início de 2004, o Círculo dos Amigos do Menino Patrulheiro da Mangueira – Camp Mangueira, programa de ensino profissionalizante apoiado pelo Instituto Xerox, recebeu o certificado ISO 9001. Dois anos antes, o departamento de voluntários da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein obteve a mesma certificação.

Em 2004, a Fundação Volkswagen recebeu o selo Esta Empresa Ajuda São Paulo, concedido pela prefeitura paulistana em reconhecimento a organizações que apóiam a cidade. A instituição desenvolve o projeto Entre na Roda em sete das 21 unidades do CEU (Centro Educacional Unificado).

“”O reconhecimento do investimento por parte do órgão público é sempre importante, principalmente quando o trabalho visa influenciar a política pública e a democratização da qualidade do ensino. Este selo trouxe visibilidade e conferiu credibilidade ao trabalho da Fundação, uma vez que a prefeitura de São Paulo o reconheceu como importante para a política educacional no município””, conta Simone Nagai, diretora de administração e relações institucionais da Fundação.

A Fundação Bradesco tem o selo Organização Solidária, do Alfabetização Solidária, por ter adotado 16 municípios do programa. Em 2003, sua mantenedora – Bradesco – recebeu o selo de Empresa Cidadã, emitido pela Câmara Municipal de São Paulo. Instituído pela Resolução nº 05/98, o selo reconhece, a cada dois anos, as empresas que apresentarem seu Balanço Social de acordo com as indicações do decreto.

Desde 2003, a Philips – cujas fábricas em Varginha (MG) e Manaus (AM) conquistaram, no ano passado, a SA 8000 – possui o selo Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq. Como parte de seu programa mundial de envolvimento dos fornecedores em sustentabilidade, divulgado no último balanço social mundial, a empresa coloca como requisito básico para seus fornecedores o cumprimento dos 10 compromissos com a infância e a adolescência.

Todas as fábricas da Philips possuem a ISO 14001 (relacionada aos programas de gestão da qualidade ambiental), assim como a Fersol, que também foi certificada com o selo do Programa Empresa Amiga da Criança, a SA 8000 e a ISO 9000/2001.

Outra Empresa Amiga da Criança é a Basf, que utiliza o selo em todos os seus meios de comunicação interna, conscientizando os seus colaboradores sobre a importância do programa, além de estampá-lo na embalagem de seu produto de consumo final (tintas Suvinil). “”Somando-se às outras questões de desenvolvimento sustentável, como a gestão ambiental, o selo caracteriza a seriedade da empresa frente tais assuntos. Tê-lo na embalagem é um diferencial do produto””, afirma Vanessa Weber, coordenadora de responsabilidade social da empresa.

Também são certificados como Empresa Amiga da Criança os seguintes associados e mantenedores da rede GIFE: Coimex Trading, empresa controlada do Grupo Coimex – mantenedora da Fundação Otacílio Coser -, Banco Real ABN Amro, Fundação Banco do Brasil, Fundação BankBoston, Fundação Belgo-Mineira, Fundação Cargill, Fundação Itaú Social, Instituto C&A, Instituto Gtech, Instituto Itaú Cultural, Instituto Sol, Instituto Telemig Celular, Instituto Votorantim e Natura.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional