Semana é primeira ação do movimento de mobilização nacional

Por: GIFE| Notícias| 09/08/2004

A grande campanha que se inicia nesta segunda-feira (9/8) no Brasil, com a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, surgiu como uma proposta das organizações sociais e das empresas que formam o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

O principal objetivo é mobilizar os governos e a sociedade civil para a difusão do compromisso com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 e subscritos por 189 países, incluindo o Brasil. São oito grandes objetivos a serem atingidos pelos países até 2015, por meio de ações concretas dos diversos setores da sociedade.

Para isso, criou-se uma estratégia que envolve a veiculação da campanha nos mais diversos meios de comunicação e ações como a realização da Semana, que neste ano acontece até o dia 15 de agosto. Ela será um período de mobilização, informação e conscientização em massa para o exercício da cidadania e a prática da solidariedade.

A data foi escolhida em homenagem ao sociólogo Herbert de Souza (Betinho) e deve se repetir nos próximos anos. A idéia é unificar a agenda de diversas organizações, para que se tenha mais força na disseminação das ações que visem o cumprimento dos objetivos do milênio.

Para a campanha publicitária, que tem como tema Oito jeitos de mudar o Mundo a agência McCann Erickson Brasil, que também participa do Movimento, buscou adequar os Objetivos do Milênio às condições e à linguagem de todas as faixas da população. Foi criado o slogan Nós Podemos e oito ícones que facilitam a identificação e o entendimento dos Objetivos. A veiculação será feita voluntariamente pelos meios de comunicação.

Em um momento posterior, pretende-se desenvolver um balanço anual sobre o compromisso e o alcance desses objetivos pelos governos e pela sociedade brasileira. Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis no site www.nospodemos.org.br.

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