Seminário debate discriminação racial e lança campanha

Por: GIFE| Notícias| 19/07/2004

Nesta quarta-feira (21/7), o Ceris (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais) realiza, no Rio de Janeiro, o seminário Racismo e intolerância – Desafios para a sociedade brasileira. O evento marca o encerramento do Concurso Nacional Ação Durban que, em 2002, premiou 30 projetos de combate ao racismo de todo o Brasil.

Um dos objetivos do seminário é divulgar o conteúdo da Declaração e do Plano de Ação de Durban, documentos assinados pelo governo brasileiro durante a III Conferência Mundial das Nações Unidas contra o Racismo, em 2001, na África do Sul. Nesta ocasião, foram aprovados diversos instrumentos visando à redução e à erradicação de todos os tipos de discriminações e intolerâncias.

Entre os temas a serem discutidos no seminário estão o contexto das políticas de ação afirmativa no Brasil, os resultados, os avanços e as perspectivas da conferência mundial e o papel das agências de cooperação em projetos que visem a redução das desigualdades raciais.

Além disso, haverá debates sobre experiências concretas de ações afirmativas e os lançamentos de uma campanha de incentivo e apoio a iniciativas da sociedade civil organizada que sigam o Plano de Ação de Durban – Discriminação: quem se omite, pratica -, e do 4º Caderno Ceris, que traz artigos sobre a questão racial no Brasil e as novas perspectivas nas políticas de cooperação.

Mais informações podem ser obtidas no site www.ceris.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional