Seminário debate educação audiovisual no MIS

Por: GIFE| Notícias| 12/08/2011

Reflexões e práticas sobre a utilização da linguagem audiovisual na educação. Este é o assunto em debate no Seminário Claro Curtas – Educação Audiovisual ” Audiovisual na Educação, que será realizado no dia 23 de agosto, das 14 às 18 horas, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. O evento, gratuito e aberto ao público, é organizado pelo Instituto Claro e complementa a programação da 3ª edição do Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas, realizado entre março e julho deste ano. O seminário terá transmissão ao vivo no site www.clarocurtas.com.br, beneficiando pessoas de todo o Brasil interessadas em educação audiovisual a partir das novas mídias.

Serão duas mesas com a participação de profissionais do audiovisual, da educação, representantes do poder público, de ONGs e de outras instituições, que irão debater a utilização do audiovisual em ambientes educativos formais e não formais. Ao final do seminário, será realizado um evento de premiação em que serão conhecidas, em primeira mão, as escolhas do Júri Popular e serão anunciados os vídeos escolhidos pela Comissão Julgadora do Festival Claro Curtas.

De acordo com a vice-presidente do Instituto Claro, Carime Kanbour, o seminário é uma oportunidade para ampliar as discussões sobre os benefícios e desafios da educação audiovisual com os profissionais envolvidos nesta área. “Nosso objetivo é promover um debate aberto e também mostrar experiências positivas que já acontecem no país. É uma forma de ilustrar como o audiovisual pode agregar como ferramenta educativa e refletir sobre os diferentes tipos de linguagens que podem ser trabalhados em ambientes formais e não formais de ensino”, explica.

Programação

– 14h – Olhar e Pensar – Este debate tratará sobre convergências entre políticas de cultura, educação e empreendedorismo comunitário, envolvendo a educação audiovisual e seus desafios.

Participantes: Ana Paula Santana, secretária do Audiovisual; Julia Levy, superintendente do Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Adriana Fresquet, coordenadora da Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual (Rede KINO); e Luis Alberto Cassol, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes.

– 16h30 – Empreender e Aprender – Nesta mesa serão abordadas oportunidades e avanços no uso da linguagem audiovisual em ambientes educativos formais e não formais, trazendo experiência prática dos participantes.

Participantes: os cineastas Philippe Barcinski e Marco Del Fiol, coordenadores do Projeto Laboratório – Experimentações Audiovisuais, que é parte da plataforma Claro Curtas; a educadora e cineasta Moira Toledo, autora da tese Educação Audiovisual Popular no Brasil; Samuel de Castro, ator e educador audiovisual do projeto Querô na Escola, do Instituto Querô; e Evandro Santos, do Coletivo de Vídeo Popular/Nossa Tela, de São Paulo.

O Seminário Claro Curtas acontecerá no auditório do MIS, que tem capacidade para cerca de 170 pessoas. Os interessados devem retirar senha uma hora antes do início do evento. Mais informações no portal http://www.clarocurtas.com.br/o-festival/o-seminario, ou nas redes sociais: / twitter @clarocurtas / facebook Claro Curtas.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional