Seminário debate estratégias de sustentabilidade

Por: GIFE| Notícias| 28/09/2009

O FICAS realizará, no dia sete de outubro em São Paulo, seu III Seminário, que este ano traz como tema central: “”Estratégias para a sustentabilidade das práticas sociais””. O evento reunirá representantes de organizações da sociedade civil, fundações, institutos e empresas, para dialogar sobre os diferentes olhares a respeito da sustentabilidade das práticas sociais, bem como trazer luzes para as estratégias que vem sendo desenvolvidas para fortalecê-las.

Após uma roda de conversa que abrirá o Seminário, os participantes poderão compartilhar suas experiências, por meio de três oficinas simultâneas: estratégias para o fortalecimento institucional, estratégias para o fortalecimento da causa e estratégias para o fortalecimento de políticas públicas.

O Seminário conta com o Patrocínio Master da Fundação Itaú Social, Co-Patrocínio do Banco Fator Corretora e Institutos Arcor Brasil, Cidadania Empresarial e Unibanco e Parceria do Instituto C&A – que está apoiando o evento e sua sistematização e disseminação. Além disso, terá como apoiadores a Agência Box, Maison Saint Germain, Neoband e Tablóide.

Todos os palestrantes estarão presentes no Seminário de forma voluntária, e os principais serviços (recepção, filmagem e fotografia) serão realizados por jovens e educadores/as de organizações da sociedade civil.

O evento é gratuito e aberto à representantes dos diversos setores, como organizações da sociedade civil, fundações, institutos, empresas, poder público e demais interessados.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, pelo site: www.ficas.org.br/seminário até o dia 02 de outubro. Vagas limitadas.

Sobre o Seminário
O FICAS já realizou dois seminários, o primeiro, ocorrido em 2007, teve como objetivo colocar em evidência a importância do papel estratégico das organizações da sociedade civil nas transformações sociais. As discussões realizadas pelos 105 participantes ao longo do evento levaram a uma questão fundamental – de que transformações sociais estamos falando?

Essa e outras questões levaram ao tema central do II Seminário, “”Transformações sociais: o desafio da continuidade””, realizado no ano passado. Os 165 participantes compartilharam conhecimentos e experiências sobre os desafios do fortalecimento institucional, da causa e das políticas públicas.

Por meio desses seminários, o FICAS pretende estimular o compartilhamento de conhecimentos e experiências e a articulação entre os diferentes atores sociais, de forma a contribuir para o fortalecimento das práticas e transformações sociais.

Sobre o FICAS
O FICAS é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1997 por um grupo de profissionais, a maioria mestres e doutores de diversas áreas do saber, movidos pelo desejo de compartilhar o conhecimento adquirido no âmbito acadêmico, com pessoas e comunidades que pudessem se beneficiar direta ou indiretamente desses conhecimentos

Por acreditar que as organizações da sociedade civil têm um papel estratégico e fundamental nas transformações sociais, o FICAS investe continuamente no seu fortalecimento, principalmente, por meio de programas de formação, estimulando-as a pensar e agir estrategicamente.

Nos últimos anos, além de desenvolver seus próprios programas e ações em vários estados do país, e mais recentemente em Moçambique (África), o FICAS tem prestado assessorias a fundações, institutos e empresas no desenvolvimento de seus programas junto às organizações da sociedade civil. Essa demanda surgiu, e tem crescido, pelo reconhecimento da competência do FICAS em adaptar os conhecimentos ao dia-a-dia das organizações e em acompanhá-las sistematicamente na aplicação desses conteúdos, e também pelo sucesso que essas instituições têm alcançado.

Para saber mais, acesse: www.ficas.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional