Seminário debate Lei do Aprendiz

Por: GIFE| Notícias| 23/06/2008

As empresas seguem a legislação em vigor no que diz respeito à contratação de jovens de 16 a 24 anos? Onde encontrar aprendizes qualificados? Quais são as organizações formadoras de aprendizes? Existe uma fiscalização efetiva nas empresas que não cumprem a lei?

Para responder a essas perguntas a ONG Atletas pela Cidadania, o GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas e o Instituto Ethos de Responsabilidade Social convidam entidades públicas, organizações não-governamentais, empresas e fundações para discutir os principais problemas da Lei do Aprendiz (10.097/2000).

O Seminário Lei do Aprendiz no Brasil: Oportunidade para os jovens e odesenvolvimento do Brasil, gratuito e aberto ao público, será realizado no dia 1 de julho, no SESC Vila Mariana, em São Paulo, com o objetivo de reunir agentes importantes da sociedade civil e do governo para estabelecer encaminhamentos que garantam o cumprimento de uma das únicas políticas públicas voltadas para a juventude brasileira.

Se a Lei fosse cumprida pelas empresas, o Brasil poderia gerar um milhão deoportunidades de trabalho para os jovens. “”Chegou o momento de refletirmos sobreas razões pelas quais as grandes empresas se comprometem com questões sociaismas não cumprem a lei. Sabemos que é uma política pública em implementação,mas precisamos ajudar o país a conseguir concretizá-la””, comenta o diretor da Atletas pela Cidadania, Raí de Oliveira.

Durante o encontro, os participantes devem se dividir em grupos de trabalho paraelaborar um documento sobre os principais entraves da lei, que será encaminhadopara as autoridades responsáveis.

Na abertura do seminário, representantes da Organização Internacional do Trabalhoe Banco Mundial debaterão sobre o Trabalho Decente e os impactos de uma Juventude em Risco. Eles serão recepcionados por Raí de Oliveira, diretor da Atletas pela Cidadania, Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos, Fernando Rossetti, presidente (secretário geral) do GIFE, e Danilo Santos de Miranda, diretor regional do SESC São Paulo.

Serviço:
Dia 01 de julho de 2008, 19 horas.
19:00 – Abertura
19h30 – Mesa Juventude, Trabalho e Lei do Aprendiz: desafios e caminhos
20h30 – Lançamento do Portal Busca Jovem
21h00 – Coquetel

Inscrições: www.atletaspelacidadania.org.br/inscricao/>.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional