Seminário debate perfil de leitura no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 16/05/2016

O Instituto Pró-Livro promove dois seminários de lançamento da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, levantamento realizado pelo Ibope Inteligência sob encomenda do instituto para identificar o comportamento do leitor e os indicadores de leitura da população brasileira. O evento ocorre em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 31 de maio, respectivamente.

A pesquisa Retratos da Leitura está em sua 4a edição e foi realizada pela primeira vez em 2001. O levantamento segue a metodologia do Cerlac-Unesco e construiu, ao longo dos anos, uma série histórica sobre a evolução do leitor brasileiro, seus hábitos e características culturais.

Durante os eventos, serão apresentados dados da pesquisa que mostram o perfil do leitor e do não-leitor, as preferências de leitura, motivações para ler um livro, percepção da leitura no imaginário, tendências em meios digitais e por quais canais e de quais formas ocorre o acesso do brasileiro aos livros. Também ocorrerão debates entre especialistas a fim de orientar políticas públicas de fomento à leitura e aumento do acesso ao livro.

O evento é voltado para dirigentes e especialistas de órgãos federais, estaduais e municipais da educação e cultura, órgãos não-governamentais que promovem a leitura, profissionais da cadeia produtiva do livro e suas entidades e também para pesquisadores, educadores, bibliotecários, voluntários e agentes culturais da leitura. As vagas são limitadas e para participar é preciso fazer cadastro pelo link.

Criado em 2007, o Instituto Pró-Livro é uma OSCIP que trabalha com o objetivo de fomento a leitura e de acesso ao livro. O Instituto conta com a participação e o patrocínio das entidades fundadoras e mantenedoras Abrelivros, CBL e SNEL.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional