Seminário debate voluntariado empresarial e empreendedorismo social

Por: GIFE| Notícias| 09/11/2009

O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) promoverá no dia 18 de novembro, no Rio de Janeiro, o seminário “”Voluntariado empresarial como prática de empreendedorismo social””. Durante o evento serão debatidos, entre outros assuntos, de que forma colaboradores, ao atuarem como voluntários, desenvolvem habilidades típicas de um empreendedor necessárias ao mercado de trabalho, e como essas iniciativas contribuem para disseminar competências associadas ao empreendedorismo junto a organizações sociais.

A proposta do evento é discutir a importância do voluntariado empresarial tanto para o colaborador quanto para a empresa, principalmente no atendimento às novas demandas da chamada sociedade do conhecimento. “”Vivemos em uma sociedade complexa, globalizada, competitiva e tecnológica, que exige um novo trabalhador, capaz de lidar com situações inusitadas, buscar soluções criativas e ser proativo””, explica a presidente do CBVE e superintendente do Instituto Unibanco, Wanda Engel.

O evento terá dois painéis de debates. O primeiro, intitulado “”Em que medida o voluntariado empresarial contribui para o desenvolvimento, no colaborador voluntário, de habilidades típicas de um empreendedor?””, terá a participação do superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho, Nelson Savioli, e da professora da Fundação Getulio Vargas, Fátima Bayma. No segundo painel, “”Qual a contribuição do voluntariado empresarial na disseminação de técnicas e competências associadas ao empreendedorismo junto a organizações sociais?””, participarão o presidente do Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e Pela Vida (Coep), André Spitz, Catia Jourdan, do Instituto Gênesis da PUC-Rio, e Enrique Sotto, da Accenture.

A presidente do CBVE, Wanda Engel, fará a conferência de abertura sobre “”O voluntariado empresarial e as novas demandas da sociedade do conhecimento””. Encerrando o evento, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser, da ONG Atletas pela Cidadania, abordará o tema “”Uma experiência do empreendedorismo social com o apoio do voluntariado empresarial””.

As inscrições para o evento, que é organizado pelo Riovoluntário, podem ser feitas gratuitamente pelo email [email protected]. O seminário será realizado no dia 18/11, das 17h às 20h, no Centro Cultural da Light (Av. Marechal Floriano 168, Rio de Janeiro).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional