Seminário discute atuação das redes de proteção à infância

Por: GIFE| Notícias| 09/09/2011

A Fundação Telefônica e a Vivo realizarão o seminário A Sociedade em Rede e a Criança e o Adolescente, nos dias 12 e 13 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Na pauta do evento, estarão em discussão os desafios e as oportunidades para o fortalecimento e a articulação entre diferentes atores engajados na promoção dos direitos da infância e juventude, com vistas a garantir a proteção integral desse público.

O evento é resultado da experiência da Vivo, que realizou oito edições do Seminário Pró-Conselho, em Belo Horizonte, e da Fundação Telefônica, que trabalha com redes de atenção à criança e ao adolescente desde o início de sua atuação. Com foco especial no trabalho de conselheiros tutelares e dos direitos, o seminário pretende explorar metodologias, ferramentas e conceitos que possam contribuir para a formação e o desenvolvimento desses Conselhos.

O evento privilegiará momentos de palestras, relacionando teoria e prática e oficinas metodológicas. Desta forma, serão realizados quatro painéis simultâneos, que abordarão os seguintes temas: SGDCA e trabalho infantil: como estratégias de trabalho em rede podem contribuir para melhorar a qualidade do atendimento; Funções e atribuições dos conselhos tutelares e de direito: quais são elas e como se relacionam com a rede; Tecnologias, softwares e redes sociais: como essas ferramentas podem potencializar o trabalho em rede; Avaliação, monitoramento e indicadores: qual a importância para as redes.

Palestrantes
A conferência de abertura estará a cargo de Leonardo Boff, teólogo, escritor e professor universitário e um dos expoentes da Teologia da Libertação. É respeitado pela sua história de defesa pelas causas sociais. Ele falará sobre “Participação para a Cidadania e Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA”. Já o fechamento do evento será feito pelo professor Silvio Meira, do C.E.S.A.R. – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Ele criou e coordenou o programa de doutoramento em ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Dentre os palestrantes, estão a coordenadora do Fórum Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, Isa de Oliveira; o coordenador Nacional do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (Ipec) da Organização Internacional do Trabalho – OIT, Renato Mendes; a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Silveira de Oliveira; o diretor de Projetos Sociais para a Infância, da Fundação Telefonica Espanha, Oscar Battistón; e o especialista Augusto de Franco, da Escola de Redes, entre outros.

O público estimado é de 500 pessoas, entre conselheiros dos direitos da criança e do adolescente (municipais, estaduais e nacionais), conselheiros tutelares, diretores, coordenadores e técnicos de ONGs, servidores públicos (secretarias municipais e estaduais), promotores, juízes, institutos e fundações, estudantes e pesquisadores interessados no tema.

O evento, que tem parceria do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, acontecerá entre 8h e 18h, no Centro de Convenções de Pernambuco, que fica na av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho.

Acesse www.fundacaotelefonica.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional