Seminário discute estratégias para inovação em sustentabilidade

Por: GIFE| Notícias| 26/10/2015

O Instituto Toposofia promove, entre 9 e 13 de novembro, o Seminário de Altos Estudos: Seis Estratégias para Inovação em Sustentabilidade, em Roma (Itália), em parceria com a Universidade Roma III.

Inspirado na obra literária do escritor italiano Ítalo Calvino – “Seis propostas para o próximo milênio” – o Seminário terá como tema seis estratégias essenciais para a inovação e a sustentabilidade, sendo que cinco delas serão debatidas – conectividade, transparência, ética, sustentabilidade e criatividade – e, a sexta, será construída de forma colaborativa, durante atividade específica que acontecerá ao final do curso.

A proposta é garantir uma imersão dos participantes que, além do referencial teórico das conferências, serão motivados a debater e a refletir criticamente sobre cases inovadores de empresas e práticas sociais a respeito de cada uma das temáticas.

À frente do tema “conectividade”, por exemplo, estará o Prof. Dr. Massimo Di Felice (ATOPOS/USP), que irá falar sobre “Redes Operativas Ecológicas: da sociedade para as ecologias conectivas”, além de apresentar o case, “Zolle.it”, uma arquitetura digital colaborativa para conectar os produtores de produtos orgânicos, que cultivam ao redor de Roma, num raio a 50 km dos consumidores da região.

Já no tema “ética”, o Prof. Mario Pireddu (Universidade Roma Tre) falará sobre “A ética da formação e as organizações do novo milênio” e será apresentado o case do “Slow Food”, um movimento mundial que nasceu na Itália e busca a sustentabilidade na forma de produção, distribuição e consumo dos alimentos.

Os interessados em participar podem entrar em contato com o Instituto pelo telefone: (11) 99754-1160 ou e-mail: [email protected]. Outras informações podem ser obtidas pelo site.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional