Seminário discute suporte e fomento ao desenvolvimento local sustentável

Por: GIFE| Notícias| 01/08/2011

A Fundação Tide Setubal e a Universidade Cruzeiro do Sul apoiam o Seminário Desenvolvimento Sustentável em Áreas Metropolitanas: Instrumentos de Fomento e Governança Territorial, realizado pelo Fundo Zona Leste Sustentável, que acontece no dia 17 de agosto, reunindo especialistas do poder público, do setor privado e de organizações da sociedade civil.

Seminário discutirá os instrumentos de suporte e fomento ao desenvolvimento local sustentável, e terá duas mesas de debate: “A Construção da Governança Territorial” e “Aspectos Econômicos e o Fomento ao Desenvolvimento Local Sustentável”.

A abertura do evento será feita por Maria Alice Setúbal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, e por Renato Padovese, pró-reitor de extensão da Unicsul.

Ladislaw Dowbor, professor dos departamentos de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ministrará a palestra “O papel dos diferentes setores na promoção do desenvolvimento local sustentável”. Esta mesa terá ainda a apresentação do secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luis Paulo Bresciani, e do professor titular do Departamento de Economia da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Ricardo Abramovay.

Finalizando o primeiro ciclo de palestras, acontecerá o debate “A construção da competitividade territorial”.

A segunda parte do seminário discutirá o tema “Aspectos Econômicos e o Fomento ao Desenvolvimento Local Sustentável”, com participações do diretor-técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE- SP), Ricardo Tortorella; do Consultor do Fundo Zona Leste Sustentável, Gabriel Ligabue, do diretor-executivo e coordenador de Políticas de Empreendedorismo do Banco do Povo Paulista, Antônio Sebastião Teixeira Mendonça; e do secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho da cidade de São Paulo, Marcos Cintra.

Ao final das apresentações, será realizado o debate “Articulação Institucional para o Desenvolvimento Local”.

Para se inscrever no Seminário Desenvolvimento Sustentável em Áreas Metropolitanas: Instrumentos de Fomento e Governança Territorial, clique aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional