Seminário discute tecnologia e inovação social

Por: GIFE| Notícias| 20/09/2013

No próximo dia 24 de setembro, São Paulo (SP) receberá um evento que propõe uma reflexão sobre como as novas tecnologias podem contribuir para minimizar nossos problemas sociais mais urgentes. É o Seminário Social Good Brasil 2013, que acontece no Teatro Vivo, zona sul da cidade, a partir das 9h.
Nessa edição, o tema do seminário será “”Inovação Social em uma Sociedade Conectada”” e reunirá especialistas em tecnologia e inovação social do Brasil e do mundo. Um dos maiores destaque é Kriss Deiglmeier, diretora do Centro de Inovação Social de Stanford University.

Quem não estiver em São Paulo ou encontrar dificuldade para se locomover até o local do evento também poderá acompanhar os debates. O seminário contará com transmissão ao vivo pela internet, no próprio site da Social Good Brasil.
Paulo Castro, diretor-executivo do Instituto C&A, um dos parceiros realizadores do evento, explica que iniciativas como a do Social Good Brasil 2013 abrem oportunidades para a participação social da população. “Os cidadãos têm o direito de intervir na esfera pública em função do bem comum. A sociedade civil é corresponsável pelos seus padrões de bem-estar e a efetivação destes padrões deve ser estabelecida pela participação social.”
Iniciativa americana inspirou versão brasileira do evento
O Social Good Brasil é uma proposta inspirada no Social Good Summit, realizado em Nova York em 2011. Na oportunidade, o evento reuniu representantes de todo o mundo para trocar ideias sobre o uso das ferramentas tecnológicas para solucionar problemas globais. A iniciativa de trazer a ideia para o Brasil foi do Instituto Voluntários em Ação (IVA), que gerencia o Portal Voluntários Online (VOL) e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom).
Fernanda Bornhausen Sá, uma das idealizadoras do seminário, explica que o evento ajuda a disseminar conhecimentos sobre o uso dos recursos tecnológicos para a mudança social. “As novas tecnologias estão disponíveis para quem quer mobilizar pessoas em torno de uma causa.”
Programação desse ano conta com grandes nomes do setor
Entre os diversos cruzamentos possíveis entre tecnologia e inovação social, o seminário colocará em pauta assuntos da atualidade. Representantes de empresas, institutos e fundações, de redes e coletivos, além de ativistas do meio digital, marcarão presença nos diversos painéis do evento.
Já na abertura, Kriss Deiglmeier, diretora do Centro de Inovação Social da Universidade de Stanford (EUA), compartilhará experiências de empresas que adotam práticas inovadoras para minimizar problemas sociais com resultados de grande escala.
Em um painel com Daniela Pavan, coordenadora do programa Voluntariado do Instituto C&A, e Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, a educação entrará em debate. A ideia é discutir o que o jovem atual, nascido na era digital, espera da educação brasileira e como ele pode usar seu DNA tecnológico para provocar transformações estruturais no ensino.
Outro painel discutirá a inovação que vem da periferia. Representantes de projetos e movimentos como o FunkYou, o Periferia em Movimento, o Observatório de Favelas e o Catraca Livre deverão mostrar que a inovação não nasce apenas nas universidades e empresas. Um holofote para as boas ideias que emergem das comunidades mais vulneráveis do país.
SERVIÇO
Seminário Social Good Brasil 2013
Dia 24 de setembro, a partir das 9h – São Paulo (SP)
Informações: socialgoodbrasil.org.br/seminario

Confira esse e outros eventos na agenda do Portal GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional