Seminário em Cariacica (ES): como estimular o aprendizado de crianças de 0 a 5 anos com o uso de materiais que aguçam os sentidos em sala de aula

Por: Fundação Vale| Notícias| 30/08/2021

Seminarista apresenta opções de materiais diversos para aprendizado diversificado de crianças na primeira infância.

Seminarista apresenta opções de materiais diversos para aprendizado diversificado de crianças na primeira infância.

Cerca de 800 professores da rede pública de Cariacica (ES) participaram do 4º Seminário de Formação sobre “Materiais de Qualidade na Educação Infantil”. Os encontros on-line aconteceram próximo às férias de julho e tiveram como foco a reflexão sobre a importância do uso de diferentes materiais em sala de aula, como lupas, lanternas, materiais translúcidos – que geram efeito de luz, sombra e reflexos – além de materiais maleáveis como tecidos e fitas. Assim, as crianças são convidadas a explorarem diferentes sentidos durante o aprendizado.

O projeto Educação Infantil da Fundação Vale é voltado à ampliação das possibilidades do trabalho educativo e pedagógico para a melhoria da qualidade do processo de aprendizagem de crianças de 0 a 5 anos de idade nas escolas da rede pública municipal. A iniciativa inclui a doação de materiais, que têm o potencial de despertar a curiosidade para novas experiências e aprendizagens das crianças.

Com o workshop, professores e professoras também puderam ampliar seus repertórios e descobrir formas mais lúdicas e interessantes de planejar os espaços, especialmente neste cenário de retorno das crianças às escolas. “Sempre aprendo e faço uma autoavaliação da minha prática. As formações têm me ajudado muito a expandir meus conhecimentos e a compartilhar com as crianças”, diz um participante.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional