Seminário Internacional discute 10 anos do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Por: GIFE| Notícias| 16/11/2015

No dia 19 de novembro, o InPACTO – Instituto do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo promove, em São Paulo, um seminário internacional para discutir a trajetória de 10 anos do Pacto Nacional.

Em 2005, o Pacto tornou público o compromisso do setor empresarial em combater o problema, por meio da adoção de medidas envolvendo a restrição comercial de fornecedores que utilizavam mão-de-obra escrava. A iniciativa foi reconhecida pela ONU como uma referência internacional e um importante mecanismo de enfrentamento a essa violação de direitos humanos.

Um dos grandes diferenciais do Pacto é que seus signatários se comprometem a cumprir seus chamados 10 compromissos, que são linhas de ação que as empresas devem desenvolver para enfrentar o trabalho escravo em suas cadeias produtivas. O cumprimento desses compromissos é monitorado anualmente e, dependendo do nível de comprometimento de um signatário, ele é mantido, suspenso ou excluído do Pacto. Em 2014, o Pacto já contava com mais de 400 signatários que, juntos, representavam mais de 35% do PIB brasileiro.

O evento

Nesta edição, o seminário contará com mesas de debate, com a presença de representantes de instituições públicas envolvidas no combate à escravidão contemporânea, empresas e sociedade civil. Durante o evento, serão apresentados os resultados do monitoramento do Pacto, assim como será lançado um aplicativo para ajudar as empresas a protegerem suas cadeias produtivas.

No evento, os participantes poderão conhecer também um documento com boas práticas empresariais contra à escravidão e um manual para implementação de ações e programas inspirados nas boas práticas coletadas. Por fim, será lançado um vídeo com o depoimento de CEOs e gestores das empresas falando sobre o engajamento do setor corporativo no tema.

A atividade será no Instituto Carrefour (Rua Paul Valéry, 255, Granja Julieta, São Paulo), das 8h30 às 13h. Os interessados podem fazer a sua inscrição gratuita no site.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional