Seminário internacional discute tecnologia para mudança social

Por: GIFE| Notícias| 30/09/2010

Como as organizações podem aproveitar os recursos da tecnologia da informação e comunicação para contribuir na transformação social e na sustentabilidade é o desafio proposta para um seminário internacional que será realizado em Florianópolis nos dias 20 e 21 de outubro. Numa iniciativa de entidades sociais e empresariais, a primeira edição do TiB′10 – Together is Better – Seminário Internacional de Tecnologia para a Mudança Social (www.seminariotib.org.br) pretende reunir mais de 500 participantes, entre lideranças sociais, empresários, profissionais do terceiro setor e estudantes.

O evento irá oferecer às organizações subsídios para ampliar sua presença na internet, construir uma presença digital relevante e aproveitar os meios tecnológicos disponíveis para propagar sua causa social. “”As organizações da sociedade civil devem utilizar as tecnologias como um meio de mobilizar recursos, atrair e gerenciar voluntários e prestar contas para todos os seus públicos. A internet é hoje o meio mais rápido e efetivo de estabelecer relacionamentos e formar redes sociais””, justifica Fernanda Bornhausen de Sá, presidente voluntária do Instituto Voluntários em Ação (IVA), um dos realizadores do seminário.

Eventos como o TiB′10 são realizados há pelo menos dez anos no Vale do Silício, nos Estados Unidos. O seminário é também uma oportunidade para que as empresas, especialmente as de base tecnológica, possam ter acesso a mais informações para seus investimentos sociais e demonstrar como suas tecnologias podem contribuir neste cenário. A escolha de Florianópolis para receber o evento não é por acaso – atualmente o setor tecnológico já é considerado o principal setor econômico organizado da capital catarinense.

Palestras internacionais
Entre os principais destaques do evento estão dois palestrantes internacionais. O professor Emmet D. Carson, presidente da Sillicon Valley Community Foundation, considerado uma das principais lideranças do terceiro setor nos Estados Unidos e responsável pela gestão de 1500 fundos de investimento social de empreendedores da área de tecnologia e de empresas tais como eBay, Google e Sun Microsystems.
Além dele, palestra também no TiB′10 a diretora sênior da TechSoup Global, Vyria Paselk. Ela e sua equipe são responsáveis pela rede de parcerias internacionais da organização, cujo principal objetivo é viabilizar conhecimento e recursos tecnológicos para o benefício de grupos sociais globais – o mesmo cenário que o evento pretende fomentar regionalmente.
O seminário conta ainda com palestras de representantes de empresas globais de tecnologia, como Google Brasil e IBM, além de renomados convidados nacionais que irão apresentar cases, melhores práticas, experiências nacionais e internacionais, técnicas e recursos para serem utilizados pelas organizações sociais. São profissionais de áreas como comunicação, internet, marketing, terceiro setor, governo, tecnologia, entre outros.
Difusão dos portais sociais
No evento o ICom-Instituto Comunitário Grande Florianopolis irá lançar o Portal Transparência como exemplo de instrumento de comunicação das organizações sem fins lucrativos com todos os seus públicos. Por meio do portal, as entidades poderão publicar suas ações, balanços e promover a transparência para a sociedade e seus mantenedores. A iniciativa é inédita no Brasil.
Além disso, o seminário irá contribuir na divulgação de duas experiências de sucesso no segmento de portais – o Portal Social, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), como instrumento de captação de recursos para as entidades sem fins lucrativos; e o Portal Voluntários Online, do Instituto Voluntários em Ação, na promoção do encontro entre organizações e voluntários, bem como contribuir para a inclusão digital do terceiro setor.

Inscrições abertas
Informações sobre o TiB′10 – Together is Better podem ser acessadas por meio do site www.seminariotib.org.br. A grade de programação do evento, perfis dos palestrantes, notícias, além de formas como ajudar na divulgação da iniciativa já estão disponíveis. As inscrições são totalmente gratuitas.
O seminário é uma iniciativa do ICom- Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho (FMSS), Instituto Voluntários em Ação (IVA) e Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE). Tem o patrocínio da Fundação Itaú Social, TCI Business Process Outsourcing, FMSS, ACATE, FAPESC, além da agência Mercado, Cafundó Estúdio Criativo e Dialetto Comunicação Estratégica. Apóiam o evento a TechSoup Brasil, United Nations Voluntários, GIFE e o Grupo RBS.
Serviço

TiB′10 – Together is Better – Seminário Internacional de Tecnologia para Mudança Social
Dias 20 e 21 de outubro de 2010
Local: Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Auditório Antonieta de Barros – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
Florianópolis ? Santa Catarina
Site: http://www.seminariotib.org.br
Twitter: @seminariotib

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional