Seminário Internacional Índice de Progresso Social (IPS) acontece em Manaus (AM)

Por: GIFE| Notícias| 15/06/2015

A Natura e a Coca-Cola promovem, no dia 24 de junho, em Manaus (AM), o Seminário Internacional Índice de Progresso Social (IPS). A proposta é apresentar o “IPS Comunidades”, que vem sendo adotado no Território Médio Juruá, no Estado do Amazonas, e adapta a metodologia do IPS criado pela Social Progress Imperative (SPI). O índice traz uma nova proposta para verificar o crescimento de um local, possibilitando medir o progresso social diretamente, independente do desenvolvimento econômico.

Ele visa medir os resultados que são importantes para a vida das pessoas, e não o custo ou os esforços para alcançá-los. O índice foi idealizado a partir do entendimento que medidas de desenvolvimento baseadas apenas em variáveis econômicas são insuficientes, já que crescimento econômico sem progresso social resulta em exclusão, descontentamento social, conflitos sociais e degradação ambiental.

A proposta do IPS Comunidades é que ele possa servir de instrumento coletivo de diagnóstico e gestão de desenvolvimento territorial. O objetivo é que, a partir dos dados levantados por essa ferramenta, empresas, organizações e governos possam atuar de forma mais sinérgica na região, permitindo resultados e impacto positivo nas comunidades.

O Seminário contará com a presença de Michael Green, diretor executivo da Social Progress Imperative, assim como de organizações de base e comunidades ribeirinhas do Médio Juruá, além de outros convidados.

O evento será no Auditório Bosque da Ciência INPA (rua Otávio Cabral, s/n – Petrópolis, Manaus – AM), das 9h às 13h. Os interessados em participar podem fazer sua inscrição pelo e-mail:[email protected]

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional