Seminário no Recife debate RSE e direitos humanos

Por: GIFE| Notícias| 21/10/2011

O Instituto Ethos, a Embaixada da Holanda e a organização holandesa ICCO-Kerk in Actie realizam, no dia 7 de novembro de 2011, na cidade do Recife, o Seminário “Responsabilidade Social Empresarial e Direitos Humanos: Desafios e Oportunidades”. O objetivo do evento é promover uma ampla discussão em torno das responsabilidades e oportunidades do setor empresarial com os direitos humanos.

O Nordeste é a região brasileira que tem tido os maiores índices de crescimento econômico do país, mas igualmente grandes são os desafios para a proteção dos direitos humanos na região, demandando o compromisso e a ação não só do governo, mas também da sociedade civil e das empresas.

Um dos principais destaques do seminário será o debate “A Agenda do Trabalho Decente Como Dimensão Fundamental para a Garantia dos Direitos Humanos: o Papel das Empresas e os Desafios Setoriais”, que contará com a participação de Jayme Benvenuto, professor de direitos humanos da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), além de representantes do Dieese, do BNDES, da Petrobrás e das Lojas Riachuelo.

Além disso, haverá uma série de palestras sobre direitos humanos e trabalho decente, bem como as oficinas “Erradicação do Trabalho Escravo e Infantil nas Cadeias de Valor”, com Luiz Machado, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), “Promoção da Diversidade no Local de Trabalho”, com o educador e consultor Reinaldo Bulgarelli, e “Inclusão de Pessoas com Deficiência”, com Cláudia Werneck, da ONG Escola de Gente.

Durante o evento, será lançada a publicação Empresas e Direitos Humanos na Perspectiva do Trabalho Decente – Marco Referencial, realizada pelo Instituto Ethos, com apoio da Inter-American Foudation (IAF). Esse trabalho visa trazer uma contribuição para o debate sobre a relação das empresas com os direitos humanos, mostrando como elas podem enxergá-los em seus negócios e indicando oportunidades para uma atuação preventiva e proativa.

Nele são aprofundados os seguintes temas do trabalho decente: promoção da equidade de gênero no local de trabalho; promoção da igualdade de raça no local de trabalho; erradicação do trabalho escravo nas cadeias de valor; inclusão de pessoas com deficiência; e apoio para a promoção dos direitos da criança, do adolescente e do jovem.

SERVIÇO
O quê: Seminário “Responsabilidade Social Empresarial e Direitos Humanos: Desafios e Oportunidades”;
Quando: 7 de novembro de 2011;
Horário: Das 8h00 às 19h00;
Local: Espaço Banco do Brasil;
Endereço: Avenida Rio Branco, 240, 9º. Andar, Recife Antigo – Recife (PE);
Inscrições: Pelo site www.ethos.org.br/sistemas/eventos/conf_evento_simples.asp?id=355

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional