Seminário reúne representantes do governo e sociedade civil para debater temas da educação

Por: GIFE| Notícias| 04/09/2009

O auditório do CCBB ficou pequeno ontem para a platéia interessada em discutir os assuntos propostos no I Seminário de Educação. Organizado pelo Instituto Desiderata, o Seminário lançou a pesquisa “”Parcerias com Escolas Municipais do Rio de Janeiro”” e debateu o tema Educação e Comunicação nas escolas públicas. A diversidade foi grande entre os cerca de 100 presentes, enriquecendo o debate: representantes de escolas, organizações sociais, institutos e fundações, secretaria municipal e estadual de educação, secretaria de cultura, MEC e UNESCO.

Beatriz Azeredo, diretora do Instituto Desiderata abriu a primeira mesa, chamando atenção para a importância do diálogo constante entre instituições públicas e privadas com o intuito de se colaborar com as políticas públicas educacionais do Rio de Janeiro.

Patrícia Lacerda, da Innova Pesquisa e Assessoria, coordenadora da pesquisa encomendada pelo Desiderata, apresentou os principais achados do estudo. Presente na mesa, a Secretária Municipal Educação, Cláudia Costin, valorizou a seriedade e qualidade da pesquisa e disse estar atenta às sugestões propostas na publicação distribuída a todos os presentes no evento. “”As parcerias podem colaborar para um salto de qualidade na educação carioca”” – ressaltou a Secretária. Leandro Fialho, da SECAD/MEC acrescentou que a pesquisa tem muito a contribuir, pois “”o setor público ainda não tem know how nessa área””. No debate com a platéia, Eliane Ferreira, diretora do Ciep Gustavo Capanema resumiu: “”A gente se vê na pesquisa””.

Comunicação e Educação foi o assunto debatido na segunda mesa no dia. Roberta Costa Marques, gerente da Área de Educação do Desiderata, explicou que esse tema tem sido apontado como central para a melhoria da qualidade da educação, em conversas com

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional