Seminário sobre controle social dos recursos na educação

Por: GIFE| Notícias| 31/03/2008

Seminário sobre controle social dos recursos na educaçãoO Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e o comitê estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação promovem, no dia 1º de abril, o “”Seminário sobre Controle Social dos Recursos na Educação: Possibilidades e Desafios””.

No dia 02 de abril, o CCLF dá continuidade à ação com a “”Oficina sobre Orçamento da Educação””. As atividades têm o apoio da Save The Children – UK, agência não governamental britânica especializada nos direitos das crianças que desenvolve projetos no Reino Unido e em mais de 70 países do mundo. O objetivo dos eventos é promover a reflexão e a qualificação da participação social no controle dos recursos da educação pública, com ênfase no Fundeb. O seminário acontece no dia 1º de abril, das 9h às 18h, no auditório Aloísio Magalhães da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), localizado na Rua Henrique Dias, Derby.

Já a “”Oficina sobre Orçamento da Educação”” acontece, no próximo dia 02, das 9h às 12h, no Centro de Cultura Luiz Freire (Rua 27 de janeiro, 181, Carmo, Olinda). As atividades são gratuitas e abertas ao público interessado. Para participar do seminário, não é necessário realizar inscrição. Durante o seminário, os interessados em participar da oficina poderão fazer suas inscrições. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3301-5241 e 3301-5217.

O seminário e a oficina são destinados a integrantes dos conselhos municipais de educação e das câmaras do Fundeb; do Fórum de Educação Infantil de Pernambuco; dos fóruns municipais de participação no orçamento público; representantes dos profissionais de educação; de organizações não-governamentais e movimentos sociais; Comissão Estadual de Educação das Comunidades Quilombolas, Comissão dos Professores Indígenas de Pernambuco (Copipe), organizações juvenis, entre outros interessados no tema.

A programação do seminário conta com três mesas de debate. Pela manhã, na primeira mesa, será apresentado ao público presente o “”Estudo sobre os Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundef na Região Metropolitana do Recife (RMR)”” realizado pela Fundaj. Na segunda mesa, representantes do Tribunal de Contas de Pernambuco (Dr.Jackson), Conselho Estadual do Fundeb- (professor Heleno Araújo) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Pernambuco – Sintepe (nome a confirmar) discutem sobre “”Mudanças e Possibilidades no Fundeb””. À tarde, uma roda de diálogo tem como tema “”Estratégias de Fortalecimento do controle social””. Participam do debate representantes da União Nacional dos Conselhos de Educação – PE (UNCME), do Sintepe, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre outras organizações.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional