Serasa Experian contribui para educação financeira de microempreendedores

Por: GIFE| Notícias| 06/10/2014

O Brasil tem mais de oito milhões de micro e pequenas empresas e, de cada 100, 24 não chegam ao segundo ano de vida. Falta de planejamento,
deficiência na gestão empresarial e ausência do chamado “comportamento empreendedor” contribuem para o fracasso dessas empresas. Diante desse cenário, a Serasa Experian e a ONG Aliança Empreendedora lançaram uma iniciativa para capacitar e estimular o desenvolvimento de microempreendedores de baixa renda.

O projeto Saúde Financeira para Microempreendedores faz parte do Programa de Educação Financeira “Sonhos Reais”, da Serasa Experian, e contribui com a educação financeira deste público, realizando cursos para apresentar conceitos sobre gestão, análise financeira do negócio e regularização das dívidas. Pretende-se, dessa forma, quebrar o ciclo de falta de informação que permeia grande parte dos microempreendimentos.

O foco da inciativa são microempreendedores, formalizados ou não, com diferentes perfis: pessoas que já tenham iniciado seus empreendimentos, interessados em fortalecer ou ampliar os negócios e grupos que estão com restrição ao crédito. Uma parceria com o Banco do Povo Crédito Solidário, organização social que fornece acesso a microcrédito produtivo e orientado, também foi estabelecida para otimizar as chances de sucesso dos empreendimentos.

A falta de conhecimento e interesse em buscar informação sobre como usar o crédito são entraves para que o negócio prospere com saúde financeira”, diz a gerente de Cidadania Corporativa e responsável pelo programa de Educação Financeira da Serasa Experian, Andréa Regina. “Por isso, essa é uma ótima oportunidade para os microempreendedores buscarem ajuda do programa, contando com a expertise dos profissionais que estão totalmente envolvidos e interessados em ajudar a encontrar e construir um modelo consistente de gestão financeira”, ressalta.

A fase piloto do projeto está em andamento desde maio desse ano. Nessa etapa, os cursos estão sendo realizados em bairros e cidades localizados na região metropolitana de São Paulo (SP). “Nesse primeiro momento, atuaremos sempre em São Paulo, considerando as regiões com maior vulnerabilidade social”, explica. A expectativa é que, em março de 2015, um plano de expansão do projeto comece a ser elaborado.

A primeira rodada de cursos aconteceu nas regiões de Guarulhos, Campo Limpo e Jaraguá, capacitando treze microempreendedores. A próxima rodada atenderá empreendedores das regiões de Guaianazes e Brás.

Microempreendedores que desejam ter um melhor controle financeiro do seu negócio, além de buscar possibilidades para potencializá-lo, podem se inscrever para participar da seleção. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas até o dia 6 de outubro. Os interessados deverão entrar em contato com a Aliança Empreendedora, pelo telefone (11) 3104-7672 ou (11) 9 8945-3950.

Durante os cursos serão realizados encontros com temas distintos. Entre eles, destaque para questões como planejamento, análise financeira, crédito e inadimplência, poupança e produtos de crédito disponíveis no mercado. Após os encontros, os empreendedores poderão contar com uma mentoria – realizada por uma equipe de voluntários do Programa Sonhos Reais da Serasa Experian – além de ter acesso ao microcrédito do Banco do Povo Crédito Solidário.

Para obter mais informações, acesse os sites da Serasa Experian e da Aliança Empreendedora.

A Serasa Experian é associada GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional