Série de encontros aborda relação entre arte e cidadania

Por: GIFE| Notícias| 17/10/2004

O Instituto Gtech, por meio de seu Centro de Estudos em Arte-cidadania, o Ministério da Cultura e a Fnac estão promovendo, em São Paulo, a primeira edição dos Encontros de Arte-Cidadania. O evento reúne pesquisadores e representantes da sociedade civil que atuam com temas como arte-educação, cidadania, desenvolvimento humano e protagonismo juvenil.

Os encontros desta edição acontecem toda quinta-feira de outubro, na Fnac Pinheiros (Av. Pedroso de Moraes, 858). Nesta quinta-feira (21/10), serão discutidos a experiência e os valores de programas de participação cultural e protagonismo que estimulam a expressividade artística da juventude (Arte-cidadania e Juventude – Ação cultural e protagonismo). Para isso foram convidados Paulo Santiago, da Associação Novolhar, Flávio Pimenta, do Meninos do Morumbi, e o educador Antônio Carlos Gomes da Costa.

No primeiro encontro (7/10), foram abordadas as experiências nas comunidades que promovem o desenvolvimento humano a partir de processos artísticos. Também houve o lançamento da revista eletrônica Artecidadania.org.br, um espaço para reflexão, troca de conhecimentos e disponibilização de informações (artigos, pesquisas, entrevistas e reportagens) entre organizações que atuam em projetos nesta área. Na semana passada (14/10), o tema foi Arte-educação & Arte-cidadania – Semelhanças e diferenças.

O lugar da arte-cidadania – Percepção de resultados sob diferentes focos é o tema do último encontro desta série, que acontece no dia 28 de outubro. O objetivo é perceber a relevância das ações de arte-cidadania sob o foco de quem concebe, realiza, legitima e financia, e compreender como diferentes olhares geram amplas possibilidades. Para isso, estarão reunidos Evelyn Ioschpe, da Fundação Iochpe, Maria Arlete Gonçalves, do Instituto Telemar, Miguel Minguilio, da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho, e Simone André, do Instituto Ayrton Senna.

A participação nos encontros é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3032-3883 ou pelo e-mail [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional