Série Elos Sociais aborda conceito de Bairro-Escola

Por: GIFE| Notícias| 17/10/2005

Acontece no próximo dia 26 de outubro, em São Paulo (SP), o sexto encontro da série Elos Sociais, promovida pela Fundação BankBoston. O tema desta edição será “”Bairro-Escola: Uma nova geografia do aprendizado””, tomando como base a tecnologia da ONG Cidade Escola Aprendiz, que integra escola e comunidade.

O jornalista e fundador da organização, Gilberto Dimenstein, falará sobre o conceito do Bairro-Escola, que teve início na Vila Madalena – bairro da zona oeste da capital paulistana, onde está a sede do Aprendiz – e está ganhando a adesão dos responsáveis por políticas públicas de educação em diversos municípios. A iniciativa aborda a integração entre comunidade, escola e aluno, transformando cada ponto do bairro num espaço de aprendizagem.

Dois exemplos de projetos que seguem a mesma linha também serão apresentados no evento. O primeiro é o programa “”O Centro pode ser uma sala de aula””, da subprefeitura da Sé, destinado a cerca de 10 mil alunos das 18 escolas públicas municipais localizadas na região central da cidade de São Paulo. O objetivo é promover visitas aos pontos culturais e históricos da região e trabalhar conteúdos de história, geografia e artes.

No segundo, desenvolvido no litoral paulista (Praia Grande), a prefeitura adotou a figura do “”pedagogo comunitário””, um professor de carreira que, a partir de 2006, vai se dedicar exclusivamente à articulação das ações da escola com a comunidade. A idéia é melhorar os índices de aproveitamento dos alunos estimulando a participação dos pais. Cada uma das 52 escolas da cidade terá um pedagogo comunitário, com orçamento já aprovado para o ano que vem.

Após o debate, haverá um coquetel de lançamento do livro Bairro-Escola: Uma Nova Geografia do Aprendizado, de Barnabé Medeiros Filho e Monica Beatriz Galiano. A renda obtida com a venda da publicação será revertida para a ONG Cidade Escola Aprendiz.

A série Elos Sociais busca estimular o diálogo e a multiplicação de conceitos e experiências no terceiro setor, além de divulgar as sistematizações de iniciativas da Fundação BankBoston e apresentar experiências nacionais e internacionais. Já foram abordados temas como erradicação do trabalho infantil, expressões juvenis como novos parâmetros em educação, educação fora dos espaços formais, metas do milênio da ONU (Organização das Nações Unidas) e direitos da infância e adolescência.

O evento acontece no auditório do Edifício BankBoston, em São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (11) 3398-4181.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional