Sexta-feira, 05 de dezembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 05/12/2003

Coluna Miriam Leitão

Provocado pelas inquietações dos grupos que representam setores discriminados – como mulheres, negros e deficientes – o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social reagiu positivamente e fez a mais ampla pesquisa já elaborada sobre a participação desses grupos nas empresas brasileiras. Intitulada Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas, a pesquisa lançou um olhar sobre a diversidade e a igualdade de oportunidade nas principais instituições privadas do país. O estudo verificou a composição de raça, gênero, presença de deficientes, idade e escolaridade dos funcionários – para todos os níveis hierárquicos, revelando a participação de mulheres e negros nos cargos de direção, gerência, chefia e quadro funcional geral daquelas empresas. O estudo contou com a união de esforços da Fundação Getúlio Vargas, OIT, Ipea, ONU e de empresas privadas como o Banco Safra, CPFL e Philips do Brasil, além do apoio institucional da Inter-American Foundation. Os resultados podem ser conferidos pelo endereço eletrônico www.ethos.org.br (Diário do Nordeste; Diário de S. Paulo; Jornal de Brasília; O Globo, 5/12)

Empresa adota áreas verdes na Capital

Demonstrando seu compromisso com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida dos moradores da região em que atua, a empresa palmense Iparaty aderiu ao projeto Adote uma Área Verde, desenvolvido pela Organização Jaime Câmara em conjunto com a Agência de Meio Ambiente e Turismo (Amatur). A empresa, com atuação no ramo imobiliário, adotou duas áreas no total de 2,7 mil metros quadrados. Até o momento, o projeto da Amatur já soma 15 mil metros quadrados de áreas adotadas. Segundo o presidente da agência, Marcello Lelis, as adesões demonstram que a iniciativa tem dado certo. “”Temos em média uma adoção por mês e há empresas na lista de espera, aguardando apenas a liberação da documentação exigida””, diz. (Jornal do Tocantins, 5/12)

Consumo discutido em Joinville

Durante a entrega do Prêmio Embraco de Ecologia, realizada ontem (4/12), em Joinville (SC), o gerente geral do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Celso Garbarz, palestrou para o empresariado local sobre o tema Educação Ambiental e o Consumo. Para Garbarz, o Brasil é um dos poucos países no mundo que conseguiu criar uma consciência empresarial. Segundo ele, a responsabilidade social está na pauta das reuniões de grande parte das empresas e esse é o momento para dar início ao trabalho de formação de líderes em fábricas, escolas e comunidades. O Prêmio Embraco de Ecologia, promovido pela Embraco, está em sua 11ª edição e tem como público alvo professores e alunos do ensino fundamental de escolas de Joinville, Itaiópolis e Planalto Norte. Participaram da premiação 58 unidades de ensino da região catarinense. (Diário Catarinense, Carla Argolo, 5/12)

Mais arte para alunos e professores

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Arte na Escola, realizada na última semana, em São Paulo, o Instituto Arte na Escola (IAE) anunciou o aumento de parceiros conveniados à Rede Arte na Escola e o início do projeto Arte Br. Agora, 33 universidades integram o projeto que tem como objetivo capacitar, por meio de parcerias com universidades, professores da rede pública. Já o projeto Arte br atuará minimizando a falta de instrumentos com que muitos professores precisam lidar na rotina escolar. Para isso, a iniciativa irá distribuir kits didáticos, composto por 12 pranchas e 12 cartões com reproduções de obras dos séculos XIX e XX. O IAE é um projeto que, junto com a Rede Formare, compõe os dois principais programas da Fundação Iochpe, entidade criada pelas empresas Iochpe-Maxion, com foco nas áreas de educação, cultura e bem-estar social. Segundo a diretora presidente do instituto, Evelyn Berg Ioschpe, as ações tem por objetivo a melhoria do ensino no Brasil, “”grande nó do desenvolvimento brasileiro””, afirma. (Gazeta Mercantil, Elaine Bittencourt, 5/12)

Racismos contemporâneos

Em artigo, Sueli Carneiro, pesquisadora do CNPq e diretora do Instituto da Mulher Negra (Geledés), fala sobre a publicação Racismos contemporâneos, produzida pela Takano Cidadania, em parceria com a Ashoka Empreendedores Sociais. Segundo Carneiro, a obra reúne um pouco da vasta produção crítica que vem sendo desenvolvida, sem grande divulgação, pelo conjunto da militância negra do Brasil. Para ela, o livro representa mais uma contribuição na direção da quebra do silêncio e da invisibilidade que cercam as críticas feitas pelo movimento negro a respeito das relações raciais no país. A pesquisadora ressalta que a publicação reflete o engajamento de novos setores sociais à causa do movimento negro. Para Carneiro, a responsabilidade social vem assumindo uma nova dimensão. Prova disso são empresas que não temem associar seu nome aos temas silenciados, como a Takano Cidadania, tem apoiado publicações com esse recorte. (Correio Braziliense, 5/12)

Concurso

A AmBev acaba de divulgar o resultado do concurso O que a Amizade tem de melhor, que envolveu os filhos dos funcionários de todas as unidades da empresa no Brasil e no exterior. Os desenhos vencedores irão ilustrar os cartões de Natal da companhia este ano, nas versões impressa e virtual. A impressão dos cartões vencedores será feita pela Ação Comunitária do Brasil que reverterá a renda para projetos sociais e educativos que a ONG desenvolve com cerca de 6 mil crianças e adolescentes. (A Gazeta-MT, Sandra Amorim, 5/12)

ONG faz festa para menores carentes

O Centro de Apoio Comunitário de Perus, na Zona Oeste de São Paulo, realiza hoje (5/12) sua festa de fim de ano. A entidade trabalha com adolescentes de baixa renda e, há um ano, também está realizando trabalho de ressocialização com meninos em liberdade assistida e ex-viciados. A entidade é mantida com doações de voluntários e tem parcerias com o Grupo Pão de Açúcar e do Governo federal. (Diário de S. Paulo, 5/12)

Coluna Faça Parte

Fani Lerner acaba de criar a ONG Prover, com sede em Curitiba. O capital inicial da entidade é de US$ 100 mil, o total do prêmio que Fani recebeu da Fundação Kellogg como personalidade que mais contribuiu, no mundo, para dar proteção às crianças. (O Estado de S. Paulo, César Giobbi, 5/12)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Ashoka Empreendedores Sociais
  • Banco Safra
  • CPFL
  • Embraco
  • Fundação Iochpe
  • Fundação Kelloggs
  • Grupo Pão de Açúcar
  • Instituto Akatu pelo Consumo Consciente
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Iparaty
  • Organização Jaime Câmara
  • Philips do Brasil
  • Takano Cidadania
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional