Sexta-feira, 09 de janeiro de 2004

Por: GIFE| Notícias| 09/01/2004

Destaque

O trabalho social desenvolvido pela Unimed Vitória mereceu destaque no Guia de Boa Cidadania Corporativa, da revista Exame. Com o Dr. na Praça, a cooperativa abre oportunidades de geração de emprego para a população carente; com o Mutirão, beneficia entidades assistenciais da Grande Vitória. (A Gazeta-ES, 9/12)

Brasil está mudando

Em artigo, o diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Oded Grajew, comemora o lugar de importância que o conceito de responsabilidade social conquistou nas agendas das empresas e da sociedade. Mostra, como exemplo, o engajamento de diversas empresas em projetos desencadeados pelo Programa Fome Zero. Grajew afirma que as empresas devem ir além dos projetos sociais e internalizar os princípios de responsabilidade social corporativa. Isso deve ser feito adotando-se uma nova postura na gestão de negócios com impactos positivos para todos os seus públicos e tendo como contrapartida a sustentabilidade dos negócios, fidelização de funcionários e clientes, além da melhoria da qualidade de vida para as comunidades. Grajew cita a pesquisa Responsabilidade Social Empresarial – Panorama e Perspectivas na Indústria Paulista, da Fiesp, que abrangeu 543 empresas e retratou como os conceitos de responsabilidade social estão se traduzindo no seu dia-a-dia. (Diário Catarinense, 9/1)

Olhar otimista

A Vale do Rio Doce está lançando uma revista customizada de responsabilidade social: a Atitude. A publicação trata de temas como meio ambiente, cultura e cidadania. O número zero traz uma entrevista exclusiva com o professor inglês David Grayson, considerado uma autoridade mundial em responsabilidade social. Grayson fala com grande otimismo sobre o Brasil, por causa do comprometimento de organizações influentes com a idéia de tornar a responsabilidade social parte integral de seus negócios e modelos de gestão. (O Estado de S. Paulo, 9/1)

Bunge

O Comunidade Educativa, projeto de voluntariado corporativo da Fundação Bunge, braço social das empresas Bunge no Brasil, será expandido para cinco novas regiões. Os moradores de Cubatão (SP), Rio Grande (RS), Gaspar (SC), Recife (PE) e Dourados (MS) passarão a ser beneficiado nessa nova fase do programa. (Diário Catarinense, 9/1)

Recompensa

O Grupo Pão de Açúcar recebe, na próxima segunda-feira (12), em Nova York, o Retail Community Service Award, concedido anualmente pela revista americana Executive Technology aos melhores projetos de relações comunitárias e responsabilidade social realizados por empresas de varejo. Trata-se da primeira vez que uma empresa não-americana figura entre as dez vencedoras do prêmio. (O Estado de S. Paulo, 9/1)

História

A Fundação Banco do Brasil e a Petrobrás produzirão 6 mil livros e 20 mil kits pedagógicos (incluindo fita VHS e DVDs) com o objetivo de divulgar a história de Josué de Castro, autor da obra Geografia da Fome. A iniciativa é dirigida aos alunos do ensino fundamental e deverá alcançar mais de 650 municípios do País. (Meio Norte-PI, 9/1)

Prêmio de competitividade

O Sebrae, em conjunto com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), lançarão, em 2004, a primeira edição do Prêmio Maranhense de Competitividade. O prêmio é um reconhecimento aos esforços das microempresas e empresas de pequeno porte locais para melhorar seus níveis de competitividade e produtividade, algo que deve se refletir no desempenho da própria economia maranhense. Serão premiadas empresas nas categorias de Indústria, Serviços, Comércio, Rural, Franqueadas e Turismo. Será também concedido o Destaque Empresa Cidadã, para empresas que adotem práticas de gestão ambiental e responsabilidade social. Os premiados serão divulgados até o dia 18 de julho. (O Estado do Maranhão, 9/1)

Vivo patrocina evento em Búzios

Com o patrocínio da Vivo, a EMO4 apresenta o Vivo em Búzios, evento de verão. O projeto, na Praia de Geribá, reúne música, esporte, moda e responsabilidade social. Criada há menos de um ano, a empresa carioca é especializada em entretenimento, marketing e gestão de eventos. A previsão da EMO4 é reunir cerca de 4,5 mil pessoas por fim de semana. O evento conta ainda com o co-patrocínio das cervejarias Cintra. O Vivo em Búzios dura dois meses. (Gazeta Mercantil, 9/12)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco do Brasil
  • Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Fundação Banco do Brasil
  • Instituto Ayrton Senna
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional