Sexta-feira, 1 de junho de 2001

Por: GIFE| Notícias| 01/06/2001

Ipea pesquisa ação social na região

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) começa este mês a
pesquisa sobre a ação social das empresas das regiões Centro-Oeste e Norte. A divulgação do resultado preliminar está prevista para setembro. O objetivo é identificar doações, atividades ou projetos, de caráter não-obrigatório, realizados por pequenas, médias e grandes empresas. Para fazer o levantamento, o Ipea conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Comissão Econômica Para América Latina e Caribe(Cepal). Como o conceito de ação social é amplo, o instituto priorizou algumas atividades realizadas pelas empresas para atender aos empregados ou à comunidade. Entre as principais áreas de atuação estão assistência social, alimentação, saúde e educação. Foram excluídas atividades executadas por obrigação legal, a exemplo de normas ambientalistas e contribuições para o sistema S (Sebrae, Seis, Sesc, Senai, Senac, Senat e Senar). (Gazeta Mercantil, p. DF 8, 1/6 – Sidrônio Henrique)

ADVB premia projetos sociais

A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) acaba de divulgar os vencedores da terceira edição do prêmio Top Social. Dos 154 projetos apresentados, 38 foram selecionados, sendo 18 na área de educação. É o caso do Projeto Crescer, do Boticário, o Programa de Desenvolvimento Estudantil, do Centro de Integração Empresa-Escola(CIEE), o projeto Da Alfabetização à Educação Integrada: Um Caminho de Inclusão Social, da Fundação Bradesco, e o Ação Profissionalizante-Visanet, da Servinet Serviços. Juntos, os projetos selecionados representam investimentos sociais na casa dos R$ 409 milhões e beneficiam, pelos cálculos da ADVB, mais de 2,6 milhões de pessoas. As empresas definitivamente estão descobrindo o marketing social, avalia Lívio Giosa, diretor do prêmio e coordenador do Instituto ADVB de Responsabilidade Social. O Top Social será entregue no dia 20 deste mês no Memorial da América Latina, em São Paulo. (Gazeta Mercantil, p. A-7, 1/6 – Regina Scharf)

Empresários paranaenses investem em causas sociais

Cerca de 50% do empresariado paranaense está investindo em causas sociais. Isso é o que diz a pesquisa Ação Social das Empresas, realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). Foram analisadas 39,5 mil empresas no Paraná que investem principalmente em: assistência social (52%); alimentação (44%); educação (44%); desenvolvimento comunitário (37%); e auxílio para a comunidade (61%). As crianças receberam ajuda de 54%. O Ipea concluiu, com o levantamento, que o empresariado tem um papel significativo no atendimento à população carente. Mas ainda há espaço para essa colaboração crescer, pois o volume investido no Sul corresponde apenas a 0,2% do PIB (Produto Interno Bruto) da região, explica Anna Maria Peliano, coordenadora da pesquisa. (Folha do Paraná, p. 2, 31/5 – Rosana Félix)

Febem on-line

A unidade Tatuapé da Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem) ganhará nesta terça-feira (5/6) sua primeira escola de informática. Ela será inaugurada por Roberto Baggio, presidente da ONG Comitê para a Democratização da Informática (CDI). Os computadores serão doados pela Câmara Americana de Comércio e os monitores serão fornecidos pela Consultoria Price WaterHouse. A Febem quer expandir a escola para as suas outras 41 unidades. (Folha de S. Paulo, p. B2, 1/6)

Instituto irá premiar jornalistas

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social irá premiar profissionais de imprensa de todo o país que possuem matérias publicadas no período de primeiro de setembro de 2000 a 20 de junho de 2001. O I Prêmio Ethos de Jornalismo e Responsabilidade Social irá avaliar matérias que abrangem os temas: valores e transparências; público interno; meio ambiente; fornecedores; consumidor; comunidade; governo e sociedade. (Diário da Tarde, Economia, p. 11, 31/5)

Programa Aliança com Adolescentes amplia atendimento

Vai dobrar o número de jovens participantes do programa Aliança com Adolescentes, realizado pela ONG Serta, de 120 para 240. O programa envolve a iniciativa privada – Instituto Ayrton Senna, construtora Odebrecht, Sebrae e outras empresas – na capacitação para projetos agrícolas e empreendedorismo. Os jovens atendidos são filhos de pequenos agricultores dos municípios pernambucanos de Glória de Goitá, Pombos, Lagoa de Itaenga e Feira Nova. (Folha de Pernambuco, p. Economia 2, 30/5).

McDia Feliz ajuda crianças com câncer

Este ano, a promoção McDia Feliz começou três meses antes das anteriores para garantir mais tempo de mobilização. No último dia 30/5, a campanha começou em Fortaleza onde quem quiser ajudar o Hospital Dia Peter Pan, já pode comprar o cupom que vale um sanduíche na rede de lanchonetes McDonald´s. Toda a renda será aplicada na ampliação do hospital, que pertence à Associação Peter Pan, conhecida pela luta no combate ao câncer infantil, e no Projeto de Diagnóstico Precoce do Câncer. A idéia de mudar a história do câncer no estado do Ceará, slogan da associação, surgiu em 1997. Hoje, todos que trabalham no Peter Pan são voluntários, porém muita gente ajuda apadrinhando uma criança com câncer. Como padrinho, a pessoa envia, todo mês, uma cesta básica com alimentos balanceados. A associação apoia a todas as crianças em tratamento do Hospital Albert Sabin, cerca 600 menores (sic) de idade. (O Povo-CE, 31/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)
  • Fundação Bradesco
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • McDonald´s
  • O Boticário
  • Odebrecht
  • Price WaterHouse
  • Servinet Serviços
  • O termo MENOR é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.

    O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional