Sexta-feira, 10 de agosto de 2001

Por: GIFE| Notícias| 10/08/2001

Companhias despertam para o valor do trabalho voluntário

As empresas privadas são as novas aliadas do trabalho voluntário no Brasil. A constatação é do diretor regional do programa de voluntariado da ONU, Douglas Evangelista, que é o responsável pela implantação do projeto na América Latina, Caribe e Oriente Médio. O voluntariado empresarial ocorre quando as empresas têm uma política clara de permitir e estimular que seus funcionários dediquem-se à realização de atividades beneficentes. Algumas companhias até aceitam que o trabalho voluntário ocorra durante o expediente. Na campanha de inverno de 2000 da Hewlett-Packard do Brasil, para cada peça de roupa arrecadada entre seus funcionários a empresa doou um cobertor novo. Indicadas por funcionários, 22 entidades foram beneficiadas com roupas e três mil cobertores. A partir deste ano, a HP passou a destinar ao projeto uma verba de US$ 20 mil para custear as ações da HP Cidadã. (Valor Econômico, p. B2, 10/8 – Marcelo Lojudice)

Venda do Omo contribui com o Criança Esperança

A Unilever vai destinar 1% do dinheiro obtido com as vendas do sabão em pó Omo para a campanha Criança Esperança 2001, promovida pelo Unicef e pela Rede Globo. A empresa espera arrecadar R$ 400 mil durante o período, que serão doados ao programa. A Petrobras e a Brasil Telecom também desenvolveram parcerias para associar suas marcas ao Criança Esperança deste ano. Em 16 anos de campanha, é a primeira vez que o Unicef utiliza a marca do projeto para arrecadar doações com produtos de empresas. O programa já arrecadou cerca de R$ 100 milhões, que foram investidos em mais de 4,5 mil projetos. (Valor Econômico, p. B2, 10/8 – Marcelo Lojudice)

ONG fundada por Betinho cria escola

A ONG Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida inaugurou ontem, no Rio de Janeiro, a Escola da Cidadania Herbert de Souza, que formará 300 jovens por ano em cursos supletivos e de informática. Em São Paulo, o Comitê de Entidades no Combate à Fome e Pela Vida (Coep) comemorou a adesão de empresas como a Telefônica, Correios, Unicamp e o Instituto de Ensino para Osasco às campanhas contra a fome. (O Estado de S. Paulo, p. A10, 10/8 – Clarissa Thomé)

Gincana cultural valoriza cidadania

No próximo dia 15/8, começa em Manaus a gincana cultural Desafio SKY na Construção da Cidadania, promovida em parceria pela SKY e pelo Canal Futura, tendo como patrocinador oficial a Samsung. Os alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental de nove cidades brasileiras vão participar das atividades este ano. Em Manaus, as provas serão realizadas no balneário do Sesc, localizado no bairro Campos Elíseos, zona Centro-Oeste. A previsão é de que 100 escolas participem da gincana. As tarefas têm temas relativos às áreas de educação, cultura, saúde e meio ambiente. As escolas com melhor desempenho em cada cidade irão receber um kit PC completo (monitor Samsung, CPU Pentium 3, 890Mhz, e impressora). (Gazeta Mercantil, p. Amazonas 6, 10/8)

Instituto Akatu vai ser lançado hoje em Salvador

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Akatu – Comunidade do Consumo Consciente será apresentado hoje, em Salvador. A entidade sensibiliza pessoas para o consumo de produtos e serviços de empresas que atuam com responsabilidade social. O evento contará com a presença de Hélio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu e da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança. A instituição atua por meio do portal www.akatu.net, que oferece dicas e informações sobre os efeitos do consumo responsável e divulga ações em prol do bem estar social. (Correio da Bahia,p. Economia 6 – Cecília Mascarenhas; Gazeta da Bahia¸ p. 4 – Flávio Novaes – 10/8)

Instituto prega o consumo consciente

Difundir o consumo consciente e levar a população a fazer escolhas de maneira informativa e reflexiva é o objetivo do Instituto Akatu, que será lançado hoje, 10/8, na Bahia. O Akatu é uma organização sem fim lucrativos e tem a missão de informar, sensibilizar, instrumentalizar e mobilizar a sociedade viabilizando o consumo consciente. Com o intuito de divulgar o evento, o representante do Instituto Ethos na Bahia, Ricardo Pessoa, reuniu-se com o diretor d a Tribuna da Bahia para discutir a postura que o consumidor brasileiro vem adotando no cotidiano. (Tribuna da Bahia, p. 8, 8/8 – Emanuella Souza)

McDia Feliz

A Rival é a mais nova parceira da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) para o McDia Feliz 2001. A rede de calçados está comercializando, em todas as suas lojas de Goiânia e Anápolis, os vales antecipados da campanha. Cada um está sendo vendido por R$ 3,60 e pode ser trocado pelo sanduíche no dia 18/8, quando será realizado o McDia Feliz. Além disso, a Rival estará vendendo camisetas e bonés alusivos à campanha. (O Popular-GO, p. 8, 7/8)

Programa tem educação para menor (sic) carente

O prefeito de Londrina-PR e o superintendente regional do Banco do Brasil, José de Mesquita Filho, assinaram, no dia 6/8, um convênio para o Programa Integração AABB Comunidade. De acordo com Kazuo Saito, coordenador do projeto pelo banco, a iniciativa tem um investimento inicial de R$ 80 mil. Em todo o Brasil, 50 mil crianças são atendidas pelo AABB Comunidade, 1,1 mil no Paraná. A Fundação Banco do Brasil é responsável pelos materiais, utensílios, artigos esportivos e uniformes. (Folha do Paraná, p. Cidades 1, 7/8 – Chiara Papali)

Uma parceria pela criança

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), assinou no último dia 3/8 o termo de adesão ao projeto Prefeito Amigo da Criança, desenvolvido pela Fundação Abrinq. O programa tem como objetivo sensibilizar e estimular as gestões municipais a priorizarem crianças e adolescentes em suas ações de governo. Segundo Helio Mattar, presidente da Fundação Abrinq, os 642 prefeitos, de diferentes regiões do País, que assinaram o termo de adesão ao projeto têm de apresentar, até junho de 2002, um diagnóstico da situação da infância e da adolescência em seu município. (Jornal da Tarde-SP, p. 5A, 4/8)

Projeto Trem da Cidadania é premiado pela sua criatividade

É da Companhia Vale do Rio Doce o Prêmio Nacional de Criatividade Aplicada, com o projeto Trem da Cidadania, realizado pelo Congresso Pan-Americano de Jogos de Empresa e Criatividade, em Belo Horizonte. O Prêmio tem como objetivo reconhecer projetos, empreendimentos e trabalhos criativos e inovadores, realizados em empresas, comunidades, instituições de educação e governamentais. A Vale do Rio Doce concorreu com outros 43 projetos. O Trem da Cidadania é composto de uma locomotiva e dois carros ferroviários totalmente climatizados. A iniciativa atende a população de baixa renda que não tem acesso a serviços básicos como emissão de documentos, consultas médicas e odontológicas e desenvolve trabalhos educativos na prevenção de doenças em cidades do interior do Maranhão, ao longo da estrada de ferro Carajás. (O Estado do Maranhão, p. 5, 3/8)

Projeto ambiental une indústria e produtor

A preservação ambiental e a melhoria constante da qualidade de vida fazem parte das prioridades da Perdigão nas regiões em que ela está inserida. Nesse sentido, a empresa realiza um amplo projeto junto às suas oito unidades industriais e quatro mil produtores integrados, responsáveis pela criação de animais em Santa Catarina. O destino adequado dos dejetos suínos e de frango é uma das preocupações mais comuns. O suporte aos integrados é prestado de várias formas, seja em visitas periódicas de técnicos que ajudam a identificar os problemas, seja na distribuição de material informativo. (A Notícia-SC, p. B3, 2/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Banco do Brasil
  • Brasil Telecom
  • Canal Futura
  • Companhia Vale do Rio Doce
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Fundação Banco do Brasil
  • Hewlett-Packard
  • Instituto Akatu
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Mc Donald′s
  • Perdigão
  • Petrobras
  • Rede Globo
  • Rival Calçados
  • Sky
  • Telefônica
  • Unilever
  • Observação: durante o mês de agosto, o clipping Investimento Social Privado – cobertura da Mídia será veiculado a partir das 14 horas.

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