Sexta-feira, 11 de janeiro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 11/01/2002

Fundadoras da ONG Vaga-lume inauguram duas bibliotecas na Amazônia

Três jovens amigas fundaram a ONG Vaga-lume e decidiram rodar 46 mil quilômetros distribuindo livros pelas regiões mais carentes do país. Maria Tereza Junqueira, Silvya Albernaz e Laís Fleury acabaram de voltar da primeira empreitada. Duas bibliotecas foram construídas no estado do Pará. A população infantil beneficiada é composta pelas comunidades ribeirinhas, pelos índios, pelos assentamentos, ou são filhos de garimpeiros que vivem em reservas florestais e ecológicas e parques nacionais. A ONG deverá criar bibliotecas em nove estados por onde está distribuída a chamada Amazônia Legal. Para a construção das bibliotecas, as garotas contam com a mão-de-obra dos presos do Centro de Recuperação do Coqueiro, localizado em Ananindeua, no Pará. Uma das bibliotecas será instalada na brinquedoteca do próprio presídio para ser usufruída pelos filhos dos detentos. O patrocínio é da Fináustria, financeira do banco BBA, que bancou a idéia, depois que o projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura. Além disso, elas contaram com o apoio da Força Aérea, que garantiu o transporte aéreo e também a hospedagem. (Diário Popular, p. 19, 23/12 – Denise Marson)

Ford investe em formação superior

O Brasil acaba de integrar a lista de países beneficiados pelo programa internacional de bolsas de pós-graduação da Ford. O programa, que teve início no ano passado, engloba os 21 países onde a montadora mantém escritórios. O público-alvo é a população excluída, como residentes das regiões Nordeste e Sudeste e pessoas de origem étnico-racial indígena ou negra. Ao todo, serão distribuídas cerca de 3,5 mil bolsas em todo o mundo para o próximo ano, com investimento total de US$ 280 milhões. No Brasil, a entidade investirá cerca de US$ 21,5 milhões,o que representa a oferta de 42 bolsas em 2002. O processo de seleção será feito em duas fases e as inscrições vão até o dia 28 de fevereiro. O candidato selecionado poderá escolher qualquer universidade do país ou do exterior. A bolsa não tem valores pré-definidos, mas dará apoio financeiro por até três anos de estudo em nível de mestrado e doutorado. (Gazeta Mercantil, p. C1, 26/12)

Volkswagen recebe prêmio Empresa Voluntária do Ano

A Volkswagen do Brasil acaba de receber o prêmio Empresa Voluntária do Ano, organizado pela Kanitz & Associados. A Volkswagen foi escolhida pelo trabalho social prestado ao longo de 31 anos às Aldeias Infantis SOS Brasil. Esta é a primeira edição do prêmio que inclui empresas entre os eleitos. Os principais critérios avaliados foram o tempo de atuação social, a cota de sacrifício e dedicação e a conquista de resultados efetivos. A Volkswagen construiu cinco das dez casas-lares das Aldeias SOS de São Bernardo do Campo-SP e sempre promove festas de confraternização para arrecadar fundos, além de contribuir mensalmente com uma doação financeira. (Diário de Natal, Veículos, p. 2, 29/12)

Campanha da LBV estimula doação de material escolar à rede pública

A Legião da Boa Vontade (LBV) quer o apoio da sociedade para ajudar crianças carentes a irem à escola. A iniciativa, batizada de campanha Criança Nota 10 – Sem educação não há futuro, foi lançada oficialmente na semana passada. Para participar, basta a doação de qualquer material escolar, como lápis, cadernos, cola e apontador, que deverá ser doado no Centro Comunitário da LBV, na Avenida Porto dos Mastros, 19 – Ribeira. Os donativos – a campanha prossegue até março – vão ser destinados a escolas da rede pública do ensino fundamental, da capital e do interior. Somente no ano passado, a campanha Criança Nota 10 distribuiu mais de dez mil kits em todo o país. A maioria das escolas beneficiadas era mantida por cooperativas. (Correio da Bahia, 10/1)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fináustria
  • Ford
  • Volkswagen do Brasil
  • Kanitz & Associados
  • Legião da Boa Vontade (LBV)
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional