Sexta-feira, 11 de julho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 11/07/2003



Prêmio Itaú-Unicef recebe inscrições até dia 14
Prêmio Itaú-Unicef – Educação & Participação já conta com mais de mil programas inscritos, um recorde desde a sua criação, em 1995. Em sua 5ª edição, o Prêmio tem por objetivo reconhecer e incentivar as ONGs que desenvolvem ações complementares à escola, contribuindo, assim, para a educação integral de crianças e adolescentes brasileiros. O tema deste ano é “”Muitos lugares para aprender””, que objetiva identificar projetos que articulem diferentes espaços e propostas de aprendizagem. Entre os parceiros da iniciativa estão a Fundação Itaú Social e o Unicef. Mais informações no www.itau.com.br, www.unicef.org.br e www.cenpec.org.br (Diário do Nordeste-CE – CE, 11/7)

Mutirão pretende reduzir analfabetismo pela metade

A prefeitura de Curitiba, cidade que detém o menor índice de analfabetismo do País, lançou, ontem, o programa Mutirão das Letras, que atuará em parceria com várias empresas e instituições, entre elas o Instituto RPC de Responsabilidade Social. A meta é diminuir pela metade o número de analfabetos na cidade até o fim do próximo ano. Hoje, não sabem ler e escrever 40,2 mil curitibanos. Isso significa 3,4% da população acima de 14 anos. Participaram da solenidade de lançamento representantes da Federação das Indústrias do Paraná, da indústria de bebidas Spaipa e da Federação do Comércio do Paraná. (Gazeta do Povo-PR – PR, Fernando Martins, 11/7)

Preocupação social

A Metalúrgica Riosulense, que atua na região do Alto Vale do Itajaí (SC), é mais uma das empresas que vêm adotando a responsabilidade social como filosofia empresarial. Com uma trajetória marcada pelo incentivo constante aos funcionários e auxílio à comunidade onde a unidade industrial está inserida, a Riosulense está oferecendo cursos educacionais aos funcionários. Em parceira com o Instituto Ayrton Senna, a empresa vem desenvolvendo, também, o Programa Largada, que atende 300 crianças e adolescentes da Escola Navarro Lins, contribuindo para a formação de jovens para o mercado de trabalho e criação de um compromisso de cidadania para as novas gerações. (Diário Catarinense, Viviane Bevilacqua, 11/7)

Projeto contempla produtores de caju

Os pequenos produtores de caju da Bahia estão entre os beneficiados pelo projeto Caju – trabalho e renda, iniciativa desenvolvida pelos Conselhos Operativos do Programa Fome Zero (Copo) e que conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil. A meta é implantar, em cinco estados do nordeste, minifábricas para beneficiamento da castanha de caju, modernização de unidades já existentes, criação de novas unidades centrais para a seleção e classificação de castanhas e módulos agroindustriais para seu beneficiamento. A partir deste projeto, a Fundação Banco do Brasil espera aumentar os índices de aproveitamento da castanha, de 65% para 85%, e da fruta, de 15% para 50%. (Correio da Bahia – BA, Tatiany Carvalho)

Fundação Pró-Cerrado

O Projeto Casa da Família, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho, será implantado em Goiás, nos próximos meses, pela Fundação Pró-Cerrado, que investirá R$ 200 mil em parceria com a iniciativa privada e o governo estadual. O termo de cooperação técnica foi assinado ontem, no Rio de Janeiro, e objetiva capacitar mil trabalhadores por ano, com idade acima de16 anos, para atividades domésticas, por meio de um Núcleo de Mobilização do Canal Futura, TV Globo. O objetivo da iniciativa é valorizar o trabalhador, buscando recuperar sua auto-estima e despertar a consciência sobre seus direitos e deveres. (O Popular-GO – GO, 11/7)

XIX Prêmio Jovem Cientista e 4º Prêmio Jovem Cientista do Futuro

As inscrições para o XIX Prêmio Jovem Cientista e 4º Prêmio Jovem Cientista do Futuro – promovido pelo CNPq, Gerdau, Eletrobrás e Fundação Roberto Marinho – vão até o dia 31 de julho. O tema desta edição será Água, Fonte da Vida. Informações: 348-9410 (Prêmio Jovem Cientista, CNPq) e (21) 2502-3233 (Jovem Cientista do Futuro, Fundação Roberto Marinho). (Correio Braziliense, 11/7)

Faça Parte

A Sul América vai distribuir óculos gratuitos para cerca de 500 crianças da comunidade carente de Pirajá, em Salvador, com problemas de visão e oferecer tratamentos gratuitos no Hospital das Clínicas de Salvador para cuidar de patologias como catarata, pitose e ambliopia. A ação faz parte do Projeto Sul América de Saúde Ocular, que atendeu, no ano passado, 30 mil crianças do Rio, São Paulo, Salvador e Recife. (O Estado de S. Paulo, 11/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Eletrobrás
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Itaú Social
  • Fundação Roberto Marinho
  • Gerdau
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto RPC de Responsabilidade Social
  • Metalúrgica Riosulense
  • Spaipa
  • TV Globo
  • Sul América
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional