Sexta-feira, 12 de abril de 2002

Por: GIFE| Notícias| 12/04/2002

Petrobras resgata cidadania de crianças

O Programa de Criança, implantado há dez anos pela Petrobras na Refinaria Landulfo Alves já beneficiou cerca de dez mil meninos e meninas dos municípios baianos de Madre de Deus e São Francisco do Conde. A iniciativa conquistou o prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), por ser uma referência na promoção da cidadania. Atualmente, o programa atende 800 crianças e adolescentes, de seis a 12 anos. Eles recebem educação complementar, reforço alimentar e participam de atividades recreativas e esportivas. (A Tarde-BA-BA, p. Caderno 2 capa, 11/4 – Paulo D′Antão)

Ceará tem cinco semifinalistas

O Concurso Embratel Instituto Ayrton Senna Cidadão 21 – Arte divulgou a lista dos 30 semifinalistas. Os selecionados pertencem a dez estados diferentes, incluindo o Ceará, que classificou cinco. Entre eles, 16 serão escolhidos como novos parceiros para construir coletivamente respostas eficazes no sentido de formar crianças e jovens utilizando a arte. O objetivo do concurso não é premiar as melhores organizações, mas fortalecer aquelas que têm capacidade de gerar e distribuir conhecimento para que outras instituições possam ter acesso a ele e com isso melhorar suas ações educativas em arte para crianças e adolescentes. (Diário do Nordeste-CE-CE, p. 14, 10/4)

Ford e UERJ premiam projeto educacional em Itabuna-BA

O projeto de inserção de afro-descendentes e excluídos no ensino superior, desenvolvido pela Secretaria de Educação de Itabuna-BA, foi premiado no Concurso Nacional Cor no Ensino Superior, realizado pela Fundação Ford e o Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Graças ao trabalho, serão oferecidas 300 vagas para estudantes em cinco núcleos de cursos pré-universitários abertos pela prefeitura dacidade. A iniciativa também tem como objetivo criar condições para permanência desses estudantes na universidade. (A Região-BA, p. 10, 6/4)

Canto regional

O lugar é chamado de Tapera, mas não está abandonado, como sugere sua etimologia. Trata-se de um distrito do município de Aquiraz (CE), na periferia de Fortaleza, com 62 mil habitantes. Desde 1997, por causa da Associação Menino Jesus de Praga, que ensina música, dança, artes plásticas e teatro a 400 crianças, o povoado passou a ser conhecido como Tapera das Artes. Por causa do sucesso de suas atividades, a Associação tem firmado parcerias com entidades de prestígio, como a Pommar-Usaid (Agência Americana para o Desenvolvimento) e o Instituto Ayrton Senna, que fornece apoio na formação dos educadores. Em 2001, o projeto recebeu menção honrosa do Prêmio Itaú-Unicef – Educação e Participação, uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Unicef e, com o apoio financeiro de aproximadamente R$ 260 mil da Fundação Vitae, foi inaugurado um novo prédio para abrigar os eventos e aulas. (Revista Educação, p. 64-65, abril/2002 – Alexandre Pavan)

Projeto cultural vai doar bandas e fanfarras para as escolas públicas

O Instituto Ação Cultural, ONG que tem como missão criar e promover projetos culturais e educacionais, convida todos os educadores a se engajarem no Projeto Uma Banda em Cada Escola. Com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, a iniciativa pretende motivar as empresas privadas a doarem instrumentos musicais para as escolas públicas e associações sem fins lucrativos. Por meio da doação de instrumentos musicais, as empresas se tornarão parceiras no fortalecimento da cidadania e da responsabilidade social por meio da educação e cultura. (Informativo Instituto Ação Cultural, p. 1)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Embratel
  • Fundação Ford
  • Fundação Itaú Social
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Petrobras
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional