Sexta-feira, 15 de agosto de 2003

Por: GIFE| Notícias| 15/08/2003

Sebrae-RJ aposta na reciclagem

Uma parceria firmada entre a Fundação Banco do Brasil, o Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) e o Sebrae-RJ, está contribuindo para a conscientização da importância da reciclagem do lixo e do impacto dos resíduos urbanos na natureza. Ontem (14/8), foram distribuídos a 92 prefeituras fluminenses o Kit Bioconsciência – Coleta Seletiva de Lixo, material composto pelas publicações Lixo Municipal – Manual de Gerenciamento Integrado; Guia da Cooperativa de Catadores e Guia da Coleta Seletiva de Lixo; além do vídeo Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos. A iniciativa tem por objetivo apresentar técnicas de reciclagem e incentivar a criação de cooperativas de catadores de lixo pelas prefeituras do estado do Rio. (Gazeta Mercantil, 15/8)

Unimed conquista em Varginha título de responsabilidade social

A unidade da Unimed em Varginha, no Sul de Minas, está lançando o projeto Amiga do Peito, iniciativa que irá implementar uma campanha alertando sobre a importância do auto-exame na prevenção do câncer de mama. Uma das ações do projeto será a entrega de kits que ensinam como identificar um nódulo mamário a alunas de 30 escolas públicas e particulares do município. Atualmente, a Unimed Varginha desenvolve outros seis programas permanentes nas áreas de educação e promoção à saúde e recebeu, recentemente, o selo de responsabilidade social 2003, concedido de acordo com os critérios do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. (Gazeta Mercantil, 15/8)

Pró-Criança abre sua Maloca artística

De simples aulas de artes a experiência de criação coletiva. Assim pode ser definida a trajetória do projeto A Terra do Coração Branco, programa que busca desenvolver o espírito criativo dos participantes oferecendo o mínimo de ensinamentos e o máximo de liberdade. A iniciativa, desenvolvida pelo Movimento Pró-Criança-PE com apoio do Instituto Ayrton Senna, poderá ser conferida a partir de hoje na Casa da Cultura da capital pernambucana. (Diário de Pernambuco, 15/8)

McDia Feliz beneficia a Aura

Pelo quarto ano consecutivo, a Aura, entidade mineira que presta assistência gratuita a crianças carentes portadoras de câncer, será beneficiada pela campanha McDia Feliz, promovida pela rede fast food McDonald´s. Com o objetivo de incrementar as vendas na data marcada para realização da campanha, a entidade está promovendo uma programação cultural com apresentações do coral Projeto Curumim e grupos de dança flamenca. A campanha McDia Feliz, acontece no próximo dia 16, quando toda a renda obtida com a venda do sanduíche Big Mac, exceto impostos, será revertida em prol do combate ao câncer infantil. (Hoje em Dia -MG, 15/8)

McDonald´s promove McDia Feliz

Com o intuito de ajudar as crianças brasileiras com câncer, a rede de fast-food McDonald´s vai promover, no sábado (16), a 15ª edição da campanha McDia Feliz, uma das maiores campanhas nacionais para arrecadar recursos para hospitais que cuidam de meninos e meninas com câncer. A renda obtida nos restaurantes participantes com a venda de sanduíches Big Mac, exceto impostos, será revertida para as instituições beneficiadas. Em Manaus, a entidade beneficiada é o Grupo de Apoio à Criança com Câncer, que realiza um trabalho de apoio social, psicológico e econômico às crianças com câncer e seus familiares. Em Recife, uma das entidades que será beneficiada é o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC). Iniciada em 1998, a campanha do McDonald´s propiciou a doação de mais de R$ 38 milhões às instituições que participam da luta contra a doença. (A Crítica-AM; Diário de Pernambuco – 15/8; Diário do Amazonas,14/8)

Esmaltec atua na transformação social da comunidade

Preocupada em agir socialmente na região em que atua, a fábrica Esmaltec, em Maracanaú (CE), está desenvolvendo o projeto Capacitação Solidária. A iniciativa consiste na realização de cursos técnicos oferecidos a comunidade. Mais de 20 pessoas se formaram como eletricista na primeira turma do curso. (Diário do Nordeste – CE, 15/8)

Hospital vai ser beneficiado com biblioteca

O Hospital Luís Antônio, em Natal, será um dos beneficiados pelo projeto Sala de Leitura, iniciativa que prevê a instalação de 250 minibibliotecas em centros culturais, escolas, hospitais e instituições comunitárias em todo o País. A ação é fruto da parceria firmada entre a Oldemburg Marketing Cultural, a White Martins, a Furnas e o Grupo Editorial Record. Cada uma das salas contará com um acervo de mil exemplares, de autores nacionais e internacionais de gêneros diversos. Somente este mês, mais de 25 Salas de Leitura foram inauguradas em todo o País. Mais 15 estão previstas para o mês de setembro. (Tribuna do Norte -RN, 15/8)

Projeto leva esperança a meninos do Barreiro

O projeto Fazer o Outro Bonito, desenvolvido no bairro do Barreiro, em Belém, tem levado esperança para crianças e adolescente em situação de risco usando o espaço de uma escola do município, nos finais de semana, para oferecer atividades que resgatam a auto-estima, melhoram o desempenho escolar e o relacionamento familiar de jovens e adolescentes envolvidos no programa. Em três anos de atividade, o projeto contabiliza mais de 2 mil atendimentos. Participam da empreitada o Movimento República de Emaús, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), via Projeto Criança Esperança (desenvolvido em parceria com a Rede Globo de Televisão). (O Liberal -PA, 15/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Esmaltec
  • Fundação Banco do Brasil
  • Furnas
  • Grupo Editorial Record
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • McDonald´s
  • Oldemburg Marketing Cultural
  • Rede Globo
  • Unimed
  • White Martins
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional