Sexta-feira, 16 de maio de 2003

Por: GIFE| Notícias| 16/05/2003

Faça Parte

O Programa Saúde Integral atenderá amanhã (17/5), na Creche Irene Ipiranga, 200 crianças. A iniciativa é da Fundação Cafu e do Instituto Medial Saúde. (O Estado de S. Paulo, Cesar Giobi, 16/5)

Campanha quer incentivar doação de brinquedos novos e usados

Sob o tema Brincar, um direito da criança, a Associação Saúde da Família (ASF) e a Levi´s do Brasil lançam sexta-feira (16), com a doação de quatro brinquedotecas ao Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, campanha para incentivar a doação de brinquedos novos e usados. A iniciativa vai até 16 de junho no Rio de Janeiro e em São Paulo. (Folha de S. Paulo; O Estado de S. Paulo, Cesar Giobi, 16/5)

Palavra Cantada no Itaú

O Itaú Cultural retoma neste domingo (18/5), em São Paulo, o projeto Domingo da Criança. Agora em novo formato que garante temporadas de espetáculos de teatro, música e dança, o programa visa levar apresentações culturais de qualidade e gratuitas. O grupo Palavra Cantada abre as atividades do projeto. (O Estado de S. Paulo, Karla Dunder, 16/5)

Agenda de eventos

Microsoft e IAS fazem congresso sobre educação – Já estão abertas as inscrições para o Congresso Instituto Ayrton Senna e Microsoft – Educação e Tecnologia para o Desenvolvimento Humano, que será realizado nos dias 13 e 14 de junho, em São Paulo. O evento é voltado para educadores de escolas públicas e privadas e profissionais do terceiro setor. O objetivo é mostrar que educação e tecnologia são vias para o desenvolvimento humano. Mais informações pelo site ww.escola2000.org.br/congresso.

Unimed vai debater desafios da inclusão social – Será realizado no próximo dia 21 de maio o I Seminário Unimed de Responsabilidade Social. O evento visa debater temas direcionados a clientes, Unimeds, institutos e fundações que busquem esclarecimentos com relação à implantação de projetos e à prática da responsabilidade social. Mais informações pelo site www.unimed.com.br.

Norvatis e Aguilla criam prêmio contra câncer – A Aguilla Produção e Comunicação, por meio do Projeto Saúde Brasil, lançou o Prêmio de Oncologia Novartis-Saúde Brasil, um incentivo à implementação de projetos sociais e trabalhos científicos de combate a doença. As inscrições para o prêmio já estão abertas e vão até o dia 10 de janeiro de 2004. Mais informações pelo site www.saudebrasilnet.com.br.

Ethos realiza a sua conferência nacional – O Instituto Ethos realiza, do dia 10 a 13 de junho, em São Paulo, a Conferência Nacional 2003. O evento discutirá as tendências e desafios do movimento de responsabilidade social. Mais informações pelo site www.ethos.org.br. JPMorgan exibe obras de arte de pacientes infantis – Termina hoje a exposição Trabalho de Pacientes e Acompnhantes em Hospitais. Promovida pelo banco JPMorgan, em parceria com a Associação Arte Despertar, a mostra reúne obras de arte realizadas por crianças atendidas pelo Hospital da Criança.

Espírito Santo terá fórum de responsabilidade social – O Fórum de Responsabilidade Social do Espírito Santo será realizado nos dias 20 e 21 de maio, em Vitória (ES). O evento é organizado pela Universidade Federal do Espírito Santo e pela EmarketGroup – Estratégia e Marketing, com apoio do GIFE. Mais informações pelo site www.emarketgroup.com.br. (Valor Econômico, 16/5)

Foco no social

Na última segunda-feira (12/5), em São Paulo, aconteceu a solenidade de premiação do Prêmio Ethos-Valor 2003. Dentre os vencedores estava a estudante da USP (Universidade de São Paulo) Marina do Amaral Daineze. Ela baseou seu trabalho de monografia na discussão sobre ética nas empresas. A terceira edição do Ethos-Valor de Responsabilidade Social das Empresas foi uma realização do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e do jornal Valor Econômico, contou com o patrocínio do Banco Real ABN Amro, Serasa, Ford, DPaschoal e Fundação Educar e teve apoio da Editora Peirópolis, Instituto de Educação em Negócios Sustentáveis, do CIEE e do Ministério da Educação. Após o evento, o Instituto Ethos lançou o livro Responsabilidade Social das Empresas – A Contribuição das Universidades, volume 2, em parceria com a Editora Peirópolis. (Valor Econômico, Silvia Torikachvili, 16/5)

Fundação Orsa

A Fundação Orsa apresentou nesta semana, durante o Fórum Internacional de Educação Infantil, em Acapulco (México), um case em educação infantil implantado em Caraguatatuba (SP). O evento reuniu estudiosos do mundo inteiro para analisar modelos de sucesso em educação para crianças menores de seis anos. O Programa de Gestão Pedagógica em Educação Infantil, que fez da cidade referência nacional, representou o Brasil no encontro. (Gazeta Mercantil, 16/5)

Conrado promete apoio para projetos culturais

O superintendente do Banco do Brasil, Dan Conrado, anunciou investimentos nos setores cultural e social durante a sua gestão. No momento, o BB implementa 46 ações sócio-culturais em diferentes municípios de Rondônia. No total, são R$ 570 mil em investimentos na área. “”Neste ano, 360 crianças de 7 a 17 anos estão sendo educadas por nossos profissionais, que ministram as aulas nas associações do banco””, afirma Conrado. Ao todo cinco mil crianças e adultos de Rondônia já formam beneficiadas com a iniciativa. (Diário da Amazônia-RO, 16/5)

Diretores discutem gestão escolar

Os diretores das escolas municipais de Teresina (PI) estão reunidos desde ontem (15/5) discutindo a gestão escolar. O evento é uma das ações previstas dentro do Programa Escola Campeã, uma parceria entre a prefeitura, o Instituto Ayrton Senna e a Fundação Banco do Brasil, que estão comprometidos com o desafio de levar educação de qualidade ao ensino público. A iniciativa terá duração de quatro anos, acompanhando toda a gestão municipal. (Meio Norte-PI, Nildene M. Soares, 16/5)

Celpa no Fórum

A Rede Celpa é a única do Norte presente no 7º Fórum Nacional de Cidadania Empresarial, que termina hoje (16/5) em Salvador (BA). A empresa vai apresentar o case da Fundação Aquarela, entidade sem fins lucrativos que mantém, em Terra Firme (PA), um projeto educacional que atende a 280 crianças do ensino fundamental. (Diário do Pará, Walter Guimarães, 16/5)

Flashes

A Rede Globo e o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo assinaram acordo, selando uma parceria que irá beneficiar crianças e jovens do Espaço Criança Esperança e alunos do projeto Amigos da Escola. (A Tarde-BA, 16/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Aguilla Produção e Comunicação
  • Banco do Brasil
  • Banco Real ABN Amro
  • DPaschoal
  • Editora Peirópolis
  • EmarketGroup – Estratégia e Marketing
  • Ford
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Cafu
  • Fundação Educar
  • Fundação Orsa
  • GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos
  • Instituto Medial Saúde
  • Itaú Cultural
  • Levi´s do Brasil
  • Microsoft
  • Rede Celpa
  • Rede Globo
  • Serasa
  • Unimed
  • Valor Econômico
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional