Sexta-feira, 16 de março de 2001

Por: GIFE| Notícias| 16/03/2001

Campanha incentiva e orienta sobre doação de órgãos

Campanha para orientar e incentivar a doação de órgãos foi realizada pelo Rotaract Club em Curitiba. Foram distribuídos panfletos e adesivos informativos a todos as pessoas que passaram pelo bairro Sitio Cercado, pela avenida das Torres e nos municípios de Paranaguá, Guaratuba e Lapa. Segundo os representantes do Club a iniciativa serve para contribuir e desmistificar a doação de órgãos no Brasil pois, em muitos casos a desinformação é a maior causa da resistência à doação.
(Gazeta do Povo-PR, p 7, 11/3)

Zilda recebe doação de produtos de plástico

Encontro realizado entre os empresários da indústria de produtos plásticos e a médica sanitarista coordenadora da Pastoral da Criança Zilda Arns, em São Paulo, foi classificado por ela como momento histórico pois, na ocasião eles anunciaram a doação de produtos utilizados pela entidade em seu trabalho de assistência a famílias carentes. Dentre eles caixas dágua, potes plásticos, brinquedos, seringas, assentos sanitários e colherzinhas que servem de medida para os ingredientes do soro caseiro, marca registrada da Pastoral. O Grupo Odebrecht irá doar matéria-prima a empresas interessadas na produção de artefatos destinados à doação. A Pastoral assiste 1 milhão de famílias carentes e foi indicada no ano passado ao Prêmio Nobel da Paz.
(Gazeta do Povo-PR, p.16, 10/3)

Rede de hotéis incentiva jovens trabalhadores

A rede de hotéis Blue Tree em São Paulo apóiam o programa Jovem Cidadão, que incentiva e beneficia jovens de 16 a 21 anos, alunos da segunda e terceira série do ensino médio da Rede Pública Estadual. Para contribuir com o projeto os hotéis Blue Tree Towers e Blue Tree Nações Unidas Oferecem aos jovens estágios remunerados com duração de seis meses e quatro horas diárias de trabalho. No programa os hotéis se comprometem a pagar metade do salário do Estudante (R$ 130,00) e o vale-transporte.
(Investnews.net, p.22, 9,10 e 11/3)

Escolas de cidades da RMS podem concorrer a prêmio

As escolas públicas de Camaçari e Dias DÁvila que atuam no Ensino Fundamental terão mais uma oprtunidade de concorrer ao Prêmio Pólo de incentivo à Educação. O prêmio tem por finalidade estimular o desenvolvimento das ações pedagógicas dessas escolas objetivando a melhoria do desempenho dos alunos nos ramos da leitura, oralidade e escrita. O prêmio, lançado há dois anos, é uma iniciativa das empresas do Pólo por meio do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (cofic), em parceria com as secretarias de educação de Camaçari e Dias DÁvila.
(Correio da Bahia, p.8, 10/3)

Compra ética protege o homem e o planeta

Pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, Percepção e tendências do consumidor Brasileiro, most ra que os brasileiros ainda brigam muito pouco por seus direitos. Os dados apontam que apenas 14% dos consumidores manifestam dúvidas em relação aos produtos comprados e que 84% dos entrevistados não perguntam sobre eles. Outra pesquisa, a respeito dos consumidores que deixaram ou não de comprar produtos de uma empresa que houvesse apresentado problemas de fabricação ou sido acusados de prejudicar a saúde, mostra que 33% deixou de consumir e que 65% dos consumidores não prestam sequer atenção ao fato. O estudo também mostra quais atitudes o consumidor reconhece e valoriza numa empresa. São elas: contratar portadores de deficientes físicos com 46% de votos, colaborar com escolas, postos de saúde e entidades sociais com 43%, e apoiar campanha de erradicação do trabalho infantil e/ou manter programas de aprendizagem de jovens de 14 a 16 anos com 36%.
(Folha de S. Paulo, Folha Equilíbrio, p. 12. 15/3)

Livro lançado pela Editora Matrix garante emprego a jovens carentes

A Editora Matrix lançou o livro Prova de Amizade, composto por 100 textos e ilustrações de crianças com idades entre 10 e 14 anos de São Paulo. Além de verem seu trabalho publicado, estes estudantes, juntamente com a editora, estão ajudando jovens e crianças carentes da capital paulista. As crianças cederam seus direitos autorais, e a Editora Matrix está revertendo 20% do dinheiro arrecadado com a venda direta do livro para a Colméia Instituição a Serviço da Juventude. Fundada em 1942, a instituição tem como principais atividades a orientação e a formação profissional de jovens pertencentes a famílias de baixa renda.
(Ethos, 15/3)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Comitê de Fomento Industrial
  • Grupo Odebrecht
  • Instituto Ethos
  • Rede Blue Tree
  • Rotaract Club
  • Editora Matrix
  • O termo menor é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.

    O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

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