Sexta-feira, 17 de agosto de 2001

Por: GIFE| Notícias| 17/08/2001

Para estudo fundos éticos rendem mais

Quem investe em empresas que respeitam o meio ambiente e a comunidade lucra mais. É o que constatou uma pesquisa lançada ontem, 16/8, em São Paulo pelo Finance Institute for Global Sustainability (Figs), entidade que mapeia o desempenho de meia centena de fundos de investimento éticos, que já movimentam US$ 15 bilhões. O estudo revela que três quartos dos fundos que favorecem empresas social e ambientalmente corretas tiveram em 2000 desempenho superior à média. John Granzi, um dos autores do estudo e diretor do Figs, diz que ainda não existe uma série histórica que comprove definitivamente a correlação entre ética e lucro. Na primeira vez que o Figs fez o estudo, há dois anos, encontrou apenas seis fundos de investimento preocupados com tais questões. No final de 2000, eles já eram 41 e agora já são quase 60. (Gazeta Mercantil, p. A-4, 17/8 – Regina Scharf

Os ganhos do McDonald′s com o McDia Feliz

Amanhã, as 560 lojas do McDonald′s do País vão destinar o faturamento médio de 300 mil sanduíches diários uma boa causa. Além de um ganho incauculável de imagem, a maior rede de fast food do Brasil contabiliza muitos copos de refrigerantes e batatinhas fritas a mais. A estimativa da empresa é vender 1,5 milhão de Big Mac e arrecadar R$ 6 milhões que serão destinados ao tratamento de crianças com câncer. Neste ano, 64 instituições serão beneficiadas. A cadeia norte-americana afirma não ter lucros diretos com o evento. Além disso, segundo Roberto Sampaio, gerente de comunicaçã o do McDonald′s, a empresa não faz deduções no imposto de renda nem se beneficia de incentivos fiscais com o evento. (Gazeta Mercantil, p. C-5, 17/8 – Marta Barcellos)

Campanha quer conscientizar população

Conscientizar a população de que é preciso reciclar o lixo. Este é o objetivo da Coca Cola, que reuniu estudantes, no último dia 15/8, para ressaltar a importância do meio ambiente. Segundo o gerente técnico da empresa, Raimundo França, a companhia vem realizando um trabalho de conscientização tanto dentro da empresa quanto fora. Para conquistar ainda mais a participação da população, a Coca Cola está promovendo a campanha Reciclou Ganhou, onde latas ou garrafas são trocadas por refrigerantes. (O Dia-PI, p. 11, 16/8)

Programa ArtEducação chega até Barreiras

Novecentas crianças e adolescentes estão participando, até o dia 19/8, do Programa Maxitel ArtEducação, em Barreiras-BA. O evento conta com uma programação que tem como objetivo incentivar a cidadania por meio da música, da dança, do teatro, da capoeira, oficina de circo, entre outras atividades. (A Tarde-BA, p. 4, 16/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Coca Cola
  • Maxitel
  • McDonald′s
  • Observação: durante o mês de agosto, o clipping Investimento Social Privado – cobertura da Mídia será veiculado a partir das 14 horas.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional