Sexta-feira, 17 de maio de 2002

Por: GIFE| Notícias| 17/05/2002

Programas de água priorizam área rural

Os projetos de cisternas e armazenagem de água ganham novo impulso no Nordeste. A ONG internacional Visão Mundial e a multinacional Swiss Re vão investir US$ 500 mil pelo projeto Água é Vida. A estratégia é oferecer infra-estrutura de armazenamento de água, associada à capacidade para a convivência com clima semi-árido e à implantação de unidades agrícolas com irrigação por gotejamento. No caso do Água é Vida, além do Nordeste, o Vale do Jequitinhonha, sub-região pobre de Minas Gerais, também será beneficiado. (Gazeta Mercantil, p. Nordeste 4, 17/5)

Prêmio para estimular a leitura

A Fundação Itaú Social lançou, no final de abril, o prêmio Escrevendo o futuro. A idéia surgiu diante da constatação de que muitas crianças brasileiras não sabem ler e escrever como deveriam por não terem recebido o incentivo na escola. O prêmio pretende envolver professores e alunos de 4ª e 5ª séries de escolas públicas de todo o País. Os colégios que se inscreverem vão receber um kit com livros de orientação para que realizem oficinas de escrita dentro do horário de aula. Os alunos deverão desenvolver o tema O lugar onde vivo, levantando questões ligadas à sua realidade, como meio ambiente, comunidade e valores sociais. A premiação será em novembro, em São Paulo. Cada aluno vencedor receberá um computador com impressora, uma coleção de livros, verba de apoio para compra de material escolar e plano de previdência para bolsa de educação no ensino superior. Os professores e as escolas também serão premiadas e receberão um microcomputador com impressora. (Hoje em Dia, p. 20, 16/5 – Viviane Moreno)

Projeto contra a violência precisa de contribuição de brasileiros

A Associação Projeto Não-Violência Brasil, com sede em Curitiba, corre o risco de perder uma doação de aproximadamente U$ 15 mil de duas fundações sociais da Suíça, caso não consiga uma contrapartida desta mesma quantia entre empresas e pessoas físicas brasileiras até o dia 30 de junho. O acordo com as fundações suíças aconteceu há quase um ano, quando representantes estiveram no Brasil conhecendo o projeto. O Não-Violência é desenvolvido em sete escolas estaduais de Curitiba, onde estudam 12 mil alunos, ensinando-os a acabar com a violência com atitude simples. Psicólogos fazem reuniões com pais, alunos e professores sobre problemas como conflitos em casa, na rua e na escola, ensinando a serem pacíficos. Pessoas ou empresas podem colaborar com o projeto entrando no site www.naoviolencia.org.br. (Folha de Londrina, p.8, 16/5 – Maigue Gueths)

Aposta no resgate da cidadania

Institutos e fundações de Fortaleza já desenvolvem projetos que vêm ganhando visibilidade, tanto pela originalidade, como pelas respostas sociais que apresentam. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) considera que os investimentos realizados no Nordeste são significativos e prometem crescer nos próximos anos. Apostando no potencial do Ceará, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) realizou em Fortaleza o II Congresso Nacional sobre Investimento Social Privado. Uma instituição que vem conquistando espaço é a Fundação Edson Queiroz, que aperfeiçoou projetos mais antigos bem como implantou novas iniciativas. Outro exemplo é a Fundação Dr. Antônio Dias Macedo, que oferece desde educação à saúde nas comunidades onde atua. (Diário do Nordeste-CE, p. 13, 15/5 – Silvia Marta Costa)

Pedagogia do desenvolvimento humano

O Programa Largada 2000, uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna e o Sesi, incentiva os jovens a desenvolverem projetos nas mais variadas áreas. A pedagogia que norteia o programa está centrada no paradigma do desenvolvimento humano, que se sustenta em três eixos: protagonismo juvenil, educação para valores e cultura da trabalhabilidade. A idéia é criar oportunidades para que os jovens participem da solução dos problemas que vivem em suas comunidades, mudando a realidade e desenvolvendo seu potencial humano. (Diário do Nordeste-CE, p. 13, 15/5 – Silvia Marta Costa)

Interesse do empresariado é crescente

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social considera crescente o interesse do empresariado brasileiro com as questões sociais. O representante do Instituto, Fernando Pachi, esteve recentemente em Fortaleza para lançar a segunda edição do Prêmio Ethos de Jornalismo. A instituição considera que as práticas socialmente responsáveis reforçam os vínculos das empresas com seus diferentes interlocutores, o que pode refletir na preferência dos consumidores. Porém esse não é o enfoque dos que trabalham com o tema. O Instituto quer incorporar ao conceito a ética e o compromisso com uma sociedade mais justa. (Diário do Nordeste-CE, p. 13, 15/5 – Silvia Marta Costa)

A vez do social

Cresce em ritmo acelerado a demanda por consultoria social oferecida pelo Sesi-SC. Até há pouco tempo, eram menos de dez empresas que desenvolviam projetos na comunidade, agora já são 26, informa o superintendente do Sesi, Sérgio Gargioni. Entre as indústrias que contrataram consultoria está a Metalúrgica Riosulense, de Rio do Sul-SC. Ela optou por trabalhar com jovens. (Diário Catarinense, p. 17, 15/5)

Consumo e responsabilidade social

Em artigo, Luciana Borges, diretora da Qualities Centro de Estudos Avançados, diz que o mundo dos negócios, antes voltado somente para a produção e lucratividade, vem rompendo paradigmas e humanizando seus produtos, suas marcas e, sobretudo, as relações com os seus funcionários. A empresa passa a ser mais lucrativa à medida em que sua marca é associada a alguma causa social. Produtos ou serviços, quando edificados na mente do consumidor com o sentido de cidadania, por vezes o impulsiona para a decisão de compra de um produto, em detrimento de outro, o que hoje ocorre com uma freqüência cada vez maior. O raciocínio é lógico, porém a atitude é emocional: entre um produto e outro, com benefícios semelhantes, o consumidor escolhe aquele que além de resolver o seu problema, traz algo de bom a alguém mais. (A Gazeta-MT, p. 3-A, 11/5)

Telemar lança portal da educação

A Telemar está lançando o site projetotelemareducação.com.br para atender professores e estudantes. Uma das finalidades do portal é transmitir conhecimento e experiências adquiridas nas 51 escolas do Projeto Telemar Educação (PTE), atualmente com 36 mil alunos e mil professores nos 16 estados em que a operadora atua. Por meio desse site, que formará uma comunidade virtual, os alunos e professores podem interagir com colegas que moram em regiões mais distantes. Os projetos apresentados na sala de aula poderão ser expostos no portal, com fotos, texto e desenhos. Um dos objetivos do projeto é fazer com que as escolas sejam multiplicadoras de projetos sociais para reduzir a exclusão das comunidades mais carentes. A meta da Telemar é criar até o final deste ano mais 32 escolas para atender 24 mil jovens e gerar 600 empregos de professores. O projeto tem parceria com a Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo, que capacita os professores. (Folha de Boa Vista, p. 5, 8/5)

Fundação Bradesco está construindo escola em Roraima

A Fundação Bradesco está construindo um complexo escolar nas proximidades do bairro Caranã, em Boa Vista. A escola terá dez salas de aula, laboratórios de informática e línguas, quadra coberta de esportes e atenderá aos estudantes carentes do bairro. Serão oferecidas aulas da pré-escola ao ensino médio e os alunos terão ainda cursos de aperfeiçoamento dentro da própria escola, onde futuramente serão beneficiados pela própria Fundação nos serviços bancários ou em outras atividades. (Jornal Brasil Norte, 5/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Fundação Bradesco
  • Fundação Dr. Antônio Dias Macedo
  • Fundação Edson Queiroz
  • Fundação Itaú Social
  • Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE)
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Metalúrgica Riosulense
  • Swiss Re
  • Telemar
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional