Sexta-feira, 18 de julho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 18/07/2003

Água para todos

As doações arrecadadas em dois concertos patrocinados pela embaixada da Alemanha e a Siemens do Brasil terão como destinos as obras da Fundação Konrad Adenauer e do DED (Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social), que são parceiros da ASA (Articulação do Semi-Árido). Trata-se de uma rede com mais de 700 instituições das mais diversas áreas de atuação social. A proposta é um programa de construção de um milhão de cisternas no Nordeste num espaço de cinco anos, cujo objetivo é o abastecimento de água para cinco milhões de pessoas do sertão. (Correio Braziliense, Jane Godoy, 18/7)

Comunidades carentes mais perto do cinema

Moradores do bairro Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, assistiram no último sábado ao filme nacional Dança dos Bonecos, de Helvécio Ratton. A projeção aconteceu ao ar livre, no Espaço Criança Esperança, e faz parte de um projeto mantido pelo Unicef, a Rede Globo, o Instituto Sou da Paz, o Serviço Social Bom Jesus de Piraporinha e o governo do estado de São Paulo. Segundo Graziela Costa Pinto, coordenadora de projetos sociais da TV Globo São Paulo, o objetivo é fazer com que os moradores da localidade tenham acesso à cultura. (O Estado de S. Paulo, Adriana Del Ré, 18/7)

A responsabilidade social

A quinta edição da Conferência Nacional do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, realizada em junho, veio reafirmar a importância da gestão socialmente responsável. Principal evento do Instituto Ethos, a Conferência Nacional contou com a presença de 650 empresários, executivos e representantesde entidades empresariais, além de 67 palestrantes, que tiveram a oportunidade de participar de oficinas de capacitação e troca articulada de informações e experiências ligadas à responsabilidade social empresarial. Durante o encontro, foram lançadas a versão 2003 dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e três novas edições setoriais dirigidas aos ramos financeiro, de mineração e de papel e celulose. (O Estado do Maranhão, 18/7)

Crianças recebem doação especial

Crianças e adolescentes da Fundação Cazemiro Bruno Kurtz, na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre (RS), foram contempladas ontem com uma doação especial da Unimed. Com o objetivo de oferecer um incremento às atividades sociorecreativas promovidas pela entidade, a Unimed concedeu um cheque-presente que será aplicado nas aulas de música, dança, capoeira e artes ministradas por instrutores da Associação Cristã de Moços (ACM), que mantém a entidade. Além de esportes e recreação, a Fundação Cazemiro Bruno Kurtz mantém ainda o programa Protagonismo Juvenil, destinado aos ensinos de informática, educação ambiental e iniciação ao trabalho. (Correio do Povo, 18/7)

Incentivo à dança contemporânea

A segunda edição do programa Rumos Itaú Cultural, que se dedica à formação da classe artística, ao fomento e à difusão da produção cultural, abriu inscrições para projetos de dança em duas categorias: obras coreográficas e videodança. Interessados podem se inscrever até o dia 20 deste mês, apenas pelo site www.itaucultural.org.br. (A Notícia, 18/7)

Inspiração

A Unimed Florianópolis vai servir de inspiração para outras instituições privadas que queiram desenvolver ações sociais. É que a iniciativa da empresa foi escolhida pelo Instituto Ethos para participar do Banco de Práticas – Benckmarking Indicadores, um centro virtual de documentação e referência das práticas empresariais de responsabilidade social desenvolvidas no país. Os projetos da cooperativa de médicos já beneficiaram mais de 60 mil pessoas nos quatro anos de atividade. A publicação dos indicadores já selecionada e vai estar a disposição no site www.ethos.org.br até o final deste ano. (A Notícia, 18/7)

Municípios são reprovados em alfabetização

Pesquisa realizada pela Fundação Carlos Chagas em 47 municípios brasileiros aponta a existência de deficiências na alfabetização de crianças. Ponta Grossa e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, são exemplos de como anda o ensino em escolas da rede municipal. Nessas cidades, 54% das crianças não conseguiam, ao término do 1º ano do ensino fundamental, ler da maneira esperada. Com o objetivo de reverter o quadro, o Instituto Ayrton Senna irá implementar o programa Escola Campeã nas localidades onde foram detectadas as deficiências educacionais. Entre as ações a serem adotadas está a inserção de metodologias para a melhoria do ensino e da gestão das escolas. (Folha de Londrina, Maigue Gueths, 17/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Instituto Ethos de Responsabilidade Social
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Itaú Cultural
  • Rede Globo
  • Siemens do Brasil
  • Unimed Florianópolis
  • Unimed Porto Alegre
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional