Sexta-feira, 18 de maio de 2001

Por: GIFE| Notícias| 18/05/2001

CTBC Telecom apresenta seu trabalho social para empresas

O tema responsabilidade social, que está sendo cada vez mais discutido pelas empresas brasileiras, levou as operadoras da CTBC Telecom a Brasília para participarem do seminário Telecomunicações e Responsabilidade Social. A empresa foi convidada para expor seus projetos sociais na área da educação, como o Escola do Futuro, principal vertente dentro do Projeto Criança, que estabelece uma parceria com 12 escolas públicas. Além da ajuda financeira para as melhorias gerais na infra-estrutura, a operadora firma um compromisso com os diretores dessas escolas para cumprir um calendário de atividades desenvolvido por ambas as partes. (O Tempo-MG, Cidades , p. 6, 18/5)

Microsoft incentiva ação multiplicadora

A Microsoft, maior empresa de software do mundo, que possui faturamento de US$ 22,96 bilhões por ano, encontrou uma fórmula para vincular a caça de programas piratas às iniciativas voltadas para a comunidade. A empresa usa o dinheiro que recebe por ações contra a pirataria de seus programas para investimentos sociais. Mas essa verba financia apenas uma parcela dos investimentos sociais da Microsoft. Desde que começou a desenvolver programas voltados à comunidade, a companhia também disponibiliza recursos orçamentários e, já que o foco principal de suas iniciativas é a inclusão digital, doa softwares. Nos sete principais projetos que apóia no Brasil: CDI, Sua Escola a 2000 por Hora, Sampa.org, Aprendiz, Digitando o Futuro, Acessa São Paulo e Janelas da Cidadania. A empresa deve investir cerca de US$ 1,5 milhão, esse ano. Nos últimos dois anos foram doados US$ 3,4 milhões. (Valor Econômico, p. 5, 17/5 – Célia Rosemblum)

Itaú já investiu R$ 170 milhões

O lançamento do Prêmio Itaú-Unicef pela primeira vez em São Luis, segundo o representante do Cenpec, tem o objetivo de incentivar as organizações a se inscreverem. O superintendente do Itaú, Sérgio Fecchio, disse que o capital já investido pela Fundação Itaú em projetos sociais foi de R$ 170 milhões. Par a Sérgio o lançamento do Prêmio em âmbito regional serve para vislumbrar melhor as ações desenvolvidas pelas organizações de cada estado. Na avaliação da representante do Unicef-MA, Maria José Medeiros, o Prêmio Itaú-Unicef em São Luís é uma ótima oportunidade para as ONGs mostrarem seus programas e levar seus projetos para outros estados. (O Estado do Maranhão, p. C2, 16/5)

Empresas atentas ao marketing social

O marketing social surge como tendência do mercado publicitário brasileiro e as empresas estão a cada dia mais atentas a ele. Nos últimos anos o número de programas e ações sociais mantidas pela iniciativa privada vem crescendo. Entre 1998 e 1999, a Fundação Banco do Brasil distribuiu R$ 416 milhões a 23 mil projetos desenvolvidos por outra entidades em 2.300 municípios. Devido à redução de recursos, no ano passado, a Fundação passou de financiadora a gerenciadora de projetos que têm como objetivo desde combater a evasão escolar até a diminuição da mortalidade infantil por câncer. (Gazeta Mercantil, p. A10, 15/5 – Daniel Antiquera e Regina Scharf)

Campanha contra a desnutrição

A Marisol está lançando uma linha de camisetas engajadas na luta contra a desnutrição infantil. A iniciativa é uma parceria com a Ação Criança, entidade sem fins lucrativos reconhecida pela Unesco, que trabalha com crianças de zero a seis anos. As vendas serão revertidas para a entidade.(Diário de Pernambuco, p. C6, 14/5)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • CTBC Telecom
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Itaú Social
  • Marisol
  • Microsoft
  • O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional