Sexta-feira, 2 de março de 2001

Por: GIFE| Notícias| 02/03/2001

Empresas formam técnicos para os concorrentes

Dezenas de empresas brasileiras, entre elas a General Motors, Copesul e ABB, estão gastando do próprio bolso para criar cursos técnicos gratuitos que qualificam mão-de-obra para usufruto alheio. Elas abriram as portas de suas fábricas para adolescentes ou adultos desempregados que recebem formação gratuita nas áreas de sua especialidade. Muitos dos nossos alunos foram contratados até pela concorrência, conta Vagner Veleda, superintendente da Sudeste, companhia de transporte urbano que atua na periferia de Porto Alegre. A matéria inaugura o selo Responsabilidade Social no jornal.
(Gazeta Mercantil, p. A-12, 2/3 – Regina Scharf)

Brasileira recebe prêmio da Unesco

O Prêmio LOREAL para as Mulheres e a Ciência, apoiado pela Unesco, premiou este ano cinco mulheres que desenvolvem pesquisas sobre o genoma humano. Entre elas está a brasileira Mayana Zatz, que assumiu o combate às distrofias musculares em todos os níveis, desde a identificação dos genes responsáveis pela doença até o atendimento às pessoas afetadas. Também foram premiadas uma americana, uma australiana, uma britânica e uma nigeriana. A empresa L‘OREAL e a Unesco assinaram em setembro de 1999 um acordo de cinco anos para estimular a participação das mulheres em todos os níveis da ciência.
(Diário de Pernambuco, 1/3)

Convênio com empresa abre mais dez vagas

A siderúrgica Belgo Mineira, em Juiz de Fora, assinou convênio com a Casa do Pequeno Jardineiro, da Amac, para a contratação de mais dez adolescentes beneficiados pelo projeto. A empresa já é responsável pela contratação de outros 30 adolescentes que também recebem treinamento profissionalizante na empresa. O diretor-presidente da Belgo Mineira, Cláudio Horta Mendes, disse que o projeto só vai se completar quando estes adolescentes tiverem condições de serem funcionários da empresa. O prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado, disse que o projeto pretende ter também pessoas parceiras, apoiando a iniciativa. A proposta da Casa do Pequeno Jardineiro obteve o reconhecimento da Unesco e despertou o interesse de mais de 80 administradores municipais em aplicar a experiência.
(Tribuna de Minas, Cidade p.1, 21/2)

Programa vai facilitar primeiro emprego

Cinco empresas já assinaram o termo de adesão ao programa Ponto de Partida: Meu Primeiro Emprego, lançado pela prefeitura de Juiz de Fora-MG. As empresas que contratarem estagiários remunerados, estudantes do ensino médio, com idades entre 16 e 21 anos, terão direito a desconto de 50% do valor pago ao estagiário no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) ou no Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). Além de minimizar as dificuldades enfrentadas por jovens para entrar no mercado de trabalho, as empresas poderão contar com pessoas mais capacitadas em seus quadros, poderão formar talentos e contribuirão para evitar a exposição dos jovens a situações de risco decorrentes do desemprego. Informações: (32) 3690-7121 ou 3690-7149
(Tribuna de Minas, Economia, p.7, 21/2)

Jovens carentes recebem chance para trabalhar

Dezesseis adolescentes que vivem em abrigos municipais em Curitiba estão sendo beneficiadas por uma parceria da prefeitura com a empresa Cimentos Votoran e a Associação dos Comerciantes de Construção de Curitiba (Acomac). As adolescentes participam de um curso de azulejista e duas delas estão empregadas, tendo sido sele cionadas depois de um teste durante o curso de azulejista, e além de vendedoras, podem atuar como assistentes na colocação dos azulejos. A Secretaria Municipal da Criança mantém atualmente 39 mil crianças e adolescentes por mês nos programas de resgate de situação de risco, como prostituição, marginalidade e abandono. Dos 100 meninos e meninas abrigados em cinco casas mantidas pela prefeitura, 22 já estão no mercado de trabalho, com registro e salário.
(Gazeta do Povo-PR, p. 1, 28/2)

Empresa oferece curso técnico a jovens carentes

Adolescentes em situação de risco tem a chance de aprender um ofício. A distribuidora de máquinas pesadas Tracbel mantém, há seis anos, uma escola técnica de mecânica com o objetivo dar um suporte para que jovens pobres aprendam uma profissão. O curso tem duração de seis meses com aulas teóricas e práticas. Após o 3º mês os alunos já começam a fazer um estágio remunerado nos diversos setores da empresa. De acordo com a coordenadoria social da Tracbel um número grande de alunos consegue se inserir no mercado de trabalho após o curso técnico.
(Hoje em Dia, p. Minas 5, 1/3 – Jaqueline da Mata)

Parcerias viabilizam projetos em escolas

O Colégio Estadual Brasílio Vicente de Castro, de Curitiba, substituiu a falta de repasse de verbas pela criatividade e parceria com empresas privadas. A inovação abrange todas as áreas da escola, desde o acervo de 8 mil livros da biblioteca, passando pelo acesso a computadores, revistas e jornais, até a estrutura física das salas de aula, todas ventiladas e com televisores e vídeos. O aprendizado também foi facilitado pela implantação de oficinas, revezamento de salas de acordo com a aula, modificação no método de avaliação e acompanhamento diário dos alunos. O colégio, que atende 1,7 mil alunos da 5ª série ao ensino pós-médio profissionalizante, arrecada contribuições voluntárias de pais e alunos, mantém patrocínios e parcerias com o Banco Araucária e com a Caixa Econômica Federal e já conquistou importantes premiações.
(Folha do Paraná, p.9, 25/2 – Luciana Pombo)

Empresas ajudam a cuidar do patrimônio público

Em Varginha-MG o Projeto Empresa Cidadã, promovido pela Prefeitura Municipal, convida empresas a cooperar com as instituições públicas da cidade. A primeira empresa a assumir um compromisso com a prefeitura foi a COPASA, que se responsabilizou pela manutenção hidráulica de todas as escolas públicas de Varginha. A COPASA também irá realizar palestras com os alunos da rede públicas para falar sobre a importância da preservação do patrimônio e sobre os cuidados para se ter uma água de boa qualidade em casa e na escola. Outras empresas já estão em negociação com a prefeitura para se tornarem Empresas Cidadãs.
(Hoje em Dia, p. Minas 5, 24/2 – Margarida Hallacoc)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:
– ABB
– Associação dos Comerciantes de Construção de Curitiba (Acomac)
– Banco Araucária
– Belgo Mineira
– Caixa Econômica Federal
– Cimentos Votoran
– COPASA
– Copesul
– General Motors
– L‘OREAL
– Tracbel

O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores, devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional