Sexta-feira, 20 de setembro de 2002

Por: GIFE| Notícias| 20/09/2002

Voluntariado: o melhor negócio do mundo

De acordo com a ONU, “”voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causa de interesse social e comunitário””. É justamente isso que o Líder Solidário, realizado pelo Sebrae, quer incitar nos empresários brasileiros, conforme relata em artigo o cientista político e diretor nacional da entidade, Vinícius Lummertz. A proposta do programa é estimular executivos bem sucedidos a transferir suas experiências acumuladas durante anos a pequenos empreendedores. Para Lummertz, é difícil mensurar o impacto causado por uma ajuda maior a estes tipos de iniciativas empresariais. Atualmente, há no Brasil cerca de 4 milhões de empresas, sendo que 99% são pequenos negócios, além disso, há também aproximadamente 16 milhões de empresas informais. Segundo o idealizador da ONG Parceiros Voluntários, Jorge Gerdau, para cada real investido em projetos do terceiro setor, a sociedade recebe de volta até R$ 12. (Valor Econômico, p. A14, 20/9)

Centro de referência pediátrica

O Grupo Orsa, fabricante de caixas de papelãoe celulose, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vai construir, em São Paulo, um centro de referência nacional no tratamento pediátrico. Os pacientes do SUS terão garantido 60% dos atendimentos do hospital. O investimento estimado para a construção do instituto pediátrico é de R$ 45 milhões. Parte do investimento será angariado na iniciativa privada. (Gazeta Mercantil, p. C6, 20/9)

Coluna Faça Parte

O Hospital Albert Einstein promove, no próximo dia 3 de outubro, show do cantor Roberto Carlos, no Via Funchal, em São Paulo. A renda será revertida para Unibes, Paraisópolis, Lar das Crianças da CIP, Lar Golda Meir, Conib e Fisesp. (O Estado de S. Paulo, 20/9)

A caneca de Jô Soares, um quadro pintado por Regina Duarte, um boné de Rubinho Barrichello e uma camiseta de Pelé fazem parte das peças que serão leiloadas na próxima segunda-feira, em prol da Apae, no Itaú Cultural, em São Paulo. (O Estado de S. Paulo, 20/9)

Relevo Araujo e as Agendas Pombo vão ajudar o Hospital do Câncer neste fim de ano: 50% da renda das vendas dos cartões de boas festas e agendas reverterão para o hospital. (O Estado de S. Paulo, 20/9)

A Brascri-Associação Brasil Criança será beneficiada, pela primeira vez, com parte da renda do almoço anual, na próxima quarta-feira, em São Paulo, no Grand Hyatt Hotel, promovido pelo Internacional NewComers. (O Estado de S. Paulo, 20/9)

O Novotel Center Norte dá continuidade ao Programa de Profissionalização para a comunidade, iniciando nova turma do curso de garçom, na segunda-feira, para jovens pobres de São Paulo. (O Estado de S. Paulo, 20/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Agendas Pombo
  • Grupo Orsa
  • Hospital Albert Einstein
  • Internacional NewComers
  • Novotel Center Norte
  • Relevo Araujo
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional