Sexta-feira, 23 de março de 2001

Por: GIFE| Notícias| 23/03/2001

Instituto Ayrton Senna premia jornalistas que buscam soluções para questões da infância

A solenidade de entrega da quarta edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo aconteceu na noite de quarta-feira (21/03), na Via Funchal, em São Paulo. O número de inscrições nesta edição foi recorde: 2.892 matérias de jornalistas de diversos estados brasileiros. O objetivo do prêmio é reconhecer e estimular a contribuição dos veículos de comunicação e dos jornalistas na investigação de ações que contribuam, efetivamente, para a solução de problemas relacionados às crianças e adolescentes brasileiros.
(Este assunto mereceu destaque em todos os principais jornais das grandes cidades do Brasil)

Gol de placa

O ex-jogador de futebol Raí, lançou no Maracanã a Copa Coca-Cola, maior torneio de futebol juvenil do país que reunirá oito mil jovens de 400 escolas de 13 estados a partir do dia 31/3. A Fundação Gol de Letra, de Raí, será madrinha do torneio e também ganhará com o evento: a cada gol marcado, a Coca-Cola doará R$ 10 para a instituição.
(O Globo, p.18, Ricardo Boechat, 22/3)

Água sobra nos rios, mas falta nas torneiras

Mais de um bilhão de pessoas não têm acesso a água tratada e 3,4 milhões morrerão anualmente por causa de doenças que poderiam ser evitadas por meio do saneamento básico. Estes foram dados anunciados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) durante entrevista coletiva que marcou o Dia Mundial da Água, em Bruxelas. A ONU anunciou esta data em 1992 como um alerta apara escassez de água, mas não evitou o agravamento do problema e do número de casos de doenças como malária e diarréia. No intuito de promover ações conscientes em relação ao problema da falta de água e de saneamento básico, o Instituto Ethos está lançando em São Paulo a Semana do Consumo Consciente da Água no site Akatu.net, criado para promover ações de consumo consciente. A campanha busca mobilizar os internautas para realizarem ações concretas de combate ao desperdício da água.
(O Estado de S. Paulo, p. A11, José Maria Mayrink, 22/3)

Ler e escrever

A Ford e seus distribuidores em todo o país estão engajados numa campanha beneficente. Para cada Fiesta zero-quilômetro vendido até o fim do mês, cada distribuidor doará R$ 50,00 para a Campanha Mundo Jovem. O montante arrecadado será entregue ao Programa Alfabetização Solidária. A parceria com o projeto foi iniciada em julho de 2000, destinando recursos para o ensino fundamental de 250 alunos da cidade de Poço Redondo, em Sergipe.
(O Estado de S. Paulo, p. D7, Cesar Giobbi, 21/3)

Falta de recursos ameaça projeto social em Pituaçu

Batizado com o nome de uma ave em extinção, o Projeto Águia Dourada de Pituaçu vem lutando contra a extinção do time de futebol criado há três anos por falta de recursos. O Águia Dourada tem a peculiaridade de ser totalmente administrado por um grupo de jovens entre 13 e 16 anos, liderados por um ex-educando do Axé e atendendo a comunidade infanto-juvenil com atividades de reforço escolar, futebol, recreação e cidadania. As crianças da Boca do Rio, Pituaçu e adjacências têm aulas ministradas pelos próprios jovens. Contribuição é o que mais precisa o projeto que no ano passado esteve entre os 32 ganhadores do Prêmio Jovem Voluntário, promovido pelo Instituto C&A e a Fundação Odebrecht, concorrendo com um total de 103 instituições inscritas em todo o país.
(A Tarde-BA, p. 5, Silvia Nascimento, 21/3)

GIFE reformula seu site social

Com o objetivo de tornar seu site mais dinâmico, com informações e serviços atualizados, o GIFE reformulou o endereço www.gife.org.br. O novo site está disposto em uma estrutura mais intuitiva e moderna, contando também com orientações da Rede Saci, o que facilita o acesso a deficientes visuais parciais. O site conta com uma parte institucional onde o internauta encontra tudo sobre o GIFE e as principais organizações privadas que investem em programas sociais no Brasil. Uma das principais novidades é o clipping diário Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia, desenvolvido em parceria com o instituto Ethos e com edição da Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância. A publicação traz um resumo das principais matérias sobre o assunto nos meios de comunicação impressos no país. Além do clipping, o novo espaço conta com o boletim semanal da redeGIFE, agenda de eventos, fórum de debates e oportunidades de emprego em organizações sem fins lucrativos.
(Gazeta Mercantil, Grande S. Paulo, p. 5, 21/3)

Prêmio incentiva programa educacional de empresas

O Senac (Serviço de Aprendizagem Comercial) promoverá a cerimônia de entrega do certificado Empresa que Educa, concedido a companhias do Estado de São Paulo que investiram em ações para a capacitação de jovens de baixa renda no ano de 2000. O objetivo da premiação, que acontece no dia 29 de março, é incentivar a iniciativa privada a investir em ações sociais e educacionais. Divididas entre financiadoras e apoiadoras, as empresas participantes são parceiras do Senac no Programa Educação para o Trabalho, que atendeu nos últimos quatro anos cerca de 14 mil jovens, inserindo 6,6 mil no mercado de trabalho com a colaboração de 4 mil empresas. O programa prevê a formação do jovem em oito estações de trabalho: informática, saúde, apresentação pessoal, higiene, alimentação, organização de ambientes de venda, tecnologia das transações comerciais e atendimento ao cliente. Entre as companhias que receberão o prêmio está o Grupo Pão de Açúcar, que promove a complementação educacional e profissional de crianças e adolescentes de 7 a 18 anos.
(Gazeta Mercantil, Grande S. Paulo, p. 5, Paulo Naves, 21/3)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Coca-Cola
  • Ford
  • Fundação Gol de Letra
  • Fundação Odebrecht
  • GIFE
  • Grupo Pão de Açúcar
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto C&A
  • Instituto Ethos
  • Senac
  • O termo menor é utilizado nas notas desta publicação (sempre em itálico e procedido de sic) com o objetivo de reproduzir com o máximo de fidelidade os textos e títulos publicados pelos jornais e revistas. Esta palavra, apesar de ser normalmente utilizada como abreviação de menor de idade, foi banida do vocabulário de quem defende os direitos da infância, pois remete à doutrina da situação irregular ou do direito penal do menor, ambas revogadas. Além disso, possui carga preconceituosa por quase sempre se referir apenas a crianças e adolescentes infratores ou em situação de risco. Os termos adequados são criança, adolescente, menino e menina.

    O clipping Investimento Social Privado – Cobertura da Mídia é atualizado de segunda a sexta-feira. O informativo algumas vezes traz notícias veiculadas em dias anteriores devido ao atraso com que os jornais de regiões mais distante chegam a Brasília. Todos os títulos originais das matérias foram mantidos.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional