Sexta-feira, 24 de agosto de 2001

Por: GIFE| Notícias| 24/08/2001

Governo quer integrar ações sociais

O Programa de Integração de Políticas Sociais, iniciado nas regiões metropolitanas de São Paulo, Vitória, Rio de Janeiro e Recife é a maior iniciativa para reduzir os índices de violência no País. Trata-se de articular ações do poder público, das ONGs e do setor privado que contam neste ano com um orçamento da ordem de R$ 2 bilhões e tem como foco a prevenção primária nessas quatro regiões onde moram 34 milhões de pessoas. Primeiramente, o governo identificou as iniciativas dentro do programa Avança Brasil. Depois, reuniu os responsáveis dos 47 programas de caráter social para tentar uma articulação dentro da perspectiva da redução da violência, o que resultou em 500 possibilidades de programas de integração. (Gazeta Mercantil, p. Distrito Federal 5, 24/8- Walter Sotomayor)

Ipea anuncia segunda pesquisa sobre ação social das empresas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga na próxima segunda-feira, em Brasília, o resultado da pesquisa sobre a ação social das empresas no Centro-Oeste. O trabalho tem como objetivo identificar doações, atividades ou projetos, de caráter não obrigatório, realizado por pequenas, médias e grandes empresas. A amostra utilizada é de 1,9 mil instituições privadas da região. Goiás tem a maior parte, 38%. O Distrito Federal fica com 26%. O Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul somam 36%. Como o conceito de ação social é amplo, o Ipea priorizou algumas atividades como assistência social, alimentação, saúde e educação. A pesquisa é feita em duas etapas. A primeira é realizada pelo telefone. Depois são enviados questionários para aprofundar as informações. Os dados que serão apresentados em Brasília são resultantes da primeira etapa. A conclusão será divulgada no próximo ano. (Gazeta Mercantil, p. Distrito Federal 8, 24/8 – Sidrônio Henrique)

Telecurso forma 2.500 no ensino fundamental

Mais de 2.500 pessoas vão receber no próximo domingo o certificado de conclusão do ensino fundamental. As 122 turmas concluíram o Telecurso Comunida de graças ao apoio da iniciativa privada, que doou parte dos R$ 1,7 milhão para manter as telessalas, administradas pelas ONGs Viva Rio e Campos. (O Globo, p. 17, 24/8)

80% das empresas do CE investem no social

Mais de 80% das empresas privadas do Ceará realizam algum tipo de ação social. Além disso, 67% delas declararam que irão aumentar seus investimentos no setor. Isso é o que divulgou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no dia 20/8. De acordo com a coordenadora geral da pesquisa, Anna Maria Peliano, a atuação das empresas cearenses é marcada pela filantropia: 79% deles declararam atuar no setor por motivos humanitários. O estudo mostra ainda que 94% das empresas acreditam que a maior dificuldade para aumentar seus investimentos no setor é a falta de recurso. (Meio Norte-PI, p. 5, 21/8 – Tamara Bazukis)

Vale confirma patrocínio ao Arte Pará

A diretora-executiva da Fundação Romulo Maiorana, Roberta Maiorana Xerfan, fez, no dia 16/8, o lançamento oficial da 20a versão do Salão Arte Pará. Na ocasião, o gerente de relações institucionais da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Davi Araújo Leal, confirmou o patrocínio da empresa ao salão pelo 12a ano consecutivo. Durante a cerimônia, Davi leal divulgou uma pesquisa de opinião, realizada este ano, que ouviu a população dos sete municípios onde a companhia atua no Pará. A pesquisa quis saber dos entrevistados quais os projetos culturais apoiados pela empresa que mais estavam associados à Vale do Rio Doce. A sociedade respondeu que era o Arte Pará. Ainda perguntamos se deveríamos continuar investindo no evento, e 100% dos entrevistados concordaram, ressaltou Davi Leal. (O Liberal, p. Cartaz 1, 17/8)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Companhia Vale do Rio Doce
  • Fundação Romulo Maiorana
  • Observação: durante o mês de agosto, o clipping Investimento Social Privado – cobertura da Mídia será veiculado a partir das 14 horas.

    Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional