Sexta-feira, 25 de abril de 2003

Por: GIFE| Notícias| 25/04/2003

Kit orienta projetos de educação

A Fundação Orsa lança no dia 7 de maio um kit com instruções para montar um sistema modelo de educação infantil pública. O material, destinado gratuitamente a prefeituras, tem dicas sobre como formar professores, buscar fontes de recursos, construir um prédio escolar ou conduzir brincadeiras lúdicas na sala de aula. A intenção é atingir 2 mil municípios. O projeto está sendo testado em Caraguatatuba (litoral paulista) desde 2000 e atende a 1,7 mil crianças de bairros pobres. (Folha de S. Paulo, O Popular-GO , 25/4)

Estudantes receberão assistência odontológica

A Prefeitura de São Luís (MA), a Fundação Banco do Brasil e a Alumar abrem hoje (25/4), em São Luís, as atividades do programa Integração AABB Comunidade do ano de 2003. O programa desenvolve atividades socioeducativas e presta atendimento odontológico para alunos de quatro escolas da rede municipal de ensino. A idéia do programa é complementar o currículo do ensino fundamental oferecendo aos alunos do município a oportunidade de participar de atividades extracurriculares variadas. (O Imparcial-MA, 25/4)

Investimento em projetos sociais

A construtora Sant´Anna é parceiro do projeto Cidade dos Meninos, que atende jovens pobres oferecendo suporte escolar e familiar. A empresa edificou 100 casas e doou para a instituição. Cada unidade terá capacidade de atender 16 jovens durante todo o dia. (Hoje em Dia, 25/4)

Seminário discute como aplicar lei do aprendiz

O Seminário Jovem Trabalhador, promovido pela Fundação Pró-Cerrado ontem, em Goiânia, debateu a implementação da Lei 10.097/2000, que trata do adolescente aprendiz. O objetivo é ampliar a oferta de vagas no mercado de trabalho e as possibilidades de conquista do primeiro emprego. Participaram do seminário representantes do Ministério do Trabalho, da Fundação Abrinq, da Rede Brasileira de Filantropia (Rebraf) e da Fundação Roberto Marinho. Em Goiás, a Fundação Pró-Cerrado desenvolve o programa Jovem Cidadão, por meio do qual encaminha adolescentes de 14 a 17 anos para a admissão em empresas privadas e públicas, como aprendizes. (O Popular-GO, 25/4)

Bahia obtém sucesso em projeto de erradicação

Segundo duas pesquisas externas apresentadas ontem na Fundação Luís Eduardo Magalhães, a Bahia é o estado que mais avançou em relação ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Um dos estudos foi encomendado à Universidade Federal de Pernambuco pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e outro realizado pelo Núcleo de Assessoria, Pesquisa e Planejamento, sob encomenda da Fundação Abrinq. A avaliação apontou que as famílias beneficiadas pelo programa melhoraram as condições de moradia, elevaram o grau de escolaridade e aumentaram a renda mensal. (Correio da Bahia, 25/4)

Diagnóstico do Escola Campeã é apresentado

Na última quarta-feira (23/4), em Brasília, os 47 municípios participantes do Programa Escola Campeã, uma parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a Fundação Banco do Brasil, receberam o diagnóstico da situação educacional dos municípios e do desempenho dos alunos. Segundo o estudo, 98% dos municípios avançaram em diversos indicadores de gestão e as prefeituras se aproximam dos objetivos do programa, que visa a melhorar a qualidade do Ensino Fundamental. (Jornal do Tocantins, 25/4 e Tribuna do Norte, 20/4)

Educação pelo Esporte chega a Nova Descoberta

O Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vai implantar, no próximo mês, o projeto Nova Descoberta. O objetivo é ensinar os valores morais e disciplinares por meio do esporte. A iniciativa irá beneficiar cerca de 200 crianças dos 7 aos 17 anos do bairro de Nova Descoberta, em Natal (RN). (Tribuna do Norte,20/4)

Fome Zero

Técnicos da Fundação Banco do Brasil, do Sebrae Nacional, do Banco do Nordeste e da Ematerce estiveram reunidos com chefes e pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical para conhecer o Módulo Agroindustrial Múltiplo de Processamento de Castanha de Caju, desenvolvido pela empresa. O objetivo é incluir esse módulo no Projeto Fome Zero. (Diário do Nordeste, 20/4)

Geral

A exposição Oswaldo Cruz, o médico do Brasil, instalada na biblioteca da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, vai percorrer o país. A mostra integra o Projeto Memória, da Fundação Banco do Brasil, que este ano homenageia o médico sanitarista. ( Estadão do Norte, 19/4 e Correio do Povo , 22/4)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Alumar
  • Banco do Nordeste
  • Fundação Abrinq
  • Fundação Banco do Brasil
  • Fundação Orsa
  • Fundação Roberto Marinho
  • Grupo Sant´Anna
  • Instituto Ayrton Senna
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional