Sexta-feira, 25 de julho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 25/07/2003

Um dos caminhos para o Brasil crescer

Em artigo, Rinaldo Campos Soares, presidente da Usiminas, fala sobre a importância da participação do setor privado na melhoria do cenário social brasileiro. Campos Soares revela como a adoção de um modelo de ação social pode contribuir efetivamente para a qualidade de vida de uma comunidade. O presidente cita como exemplo as iniciativas desenvolvidas pela Usiminas em Ipatinga, região do Aço Mineiro. Atuando ao lado do poder público, a empresa mantém na localidade programas voltados à educação, à saúde, ao planejamento urbanístico e ao tratamento de água. Em 41 anos de atuação social, Rinaldo Campos Soares assegura-se convencido de que as ações implementadas pela empresa poderão servir como contribuição e referência segura para futuras iniciativas que tenham, como meta, a redução da exclusão social no Brasil. (Valor Econômico, 25/7)

Intercâmbio de ações em prol dos adolescentes

Com o objetivo de estimular a troca de experiências relativas a projetos de cidadania, o Instituto Ayrton Senna e o Sesi promovem encontro que reunirá 250 jovens e adolescentes de Florianópolis e São José (SC). Além de apresentarem projetos aplicados em escolas, os inscritos no evento participarão de oficinas de teatro e da campanha de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. O encontro acontece no próximo sábado (26/7), a partir das 14h, no ginásio do Sesi, no bairro Campinas, Santa Catarina. (Diário Catarinense, 25/7)

Combate à desnutrição ganha reforços

Com o objetivo de levar o teatro às comunidades carentes atendidaspela Pastoral da Criança, a empresa O Boticário lança projeto onde a arte do fantoche será usada como veículo para levantar temas como prevenção de acidentes domésticos, higiene bucal, leitura e meio ambiente. Intitulada Dr. Botica Educando para a Vida, a iniciativa visa estimular a participação voluntária dos franqueados da marca, propondo que a apresentação dos fantoches seja realizada pelos próprios franqueados. Segundo Zilda Arns, coordenadora da Pastoral da Criança, a ação contribui para reforçar os focos do trabalho desenvolvido pela Pastoral e, ao mesmo tempo, transforma o encontro em um momento de diversão. (Valor Econômico, Célia Rosemblum, 25/7)

De cara nova

A população de diversas cidades brasileiras já começa a perceber os resultados positivos de uma prática que está ganhando terreno no País: a associação entre o poder público e a iniciativa privada para cuidar, construir e restaurar praças, parques, centros culturais e bibliotecas. Entre as empresas que desenvolvem ações nessa área está o Grupo Algar, que investiu na restauração do Centro de Cultura em Uberlândia (MG). Iniciativas do tipo também estão presentes em estados como São Paulo e Espírito Santo, onde o BankBoston e a Companhia Siderúrgica Tubarão (CST), respectivamente, desenvolvem ações que visam recuperar espaços públicos e aumentar a oferta de lazer. (Valor Econômico, João Sorima, 25/7)

Belo Horizonte lança campanha de cidadania

Com o slogan Quem gosta de BH tem seu jeito de mostrar, a Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a iniciativa privada, colocou em prática campanha que tem por objetivo reunir empresas e entidades civis em ações de responsabilidade social e cidadania. Entre as instituições privadas que aderiram ao movimento estão as construtoras Concreto e Andrade Gutierrez, que comprometeram-se a estudar a melhor forma de dar início a projetos ou ampliar ações já existentes que contribuam com a melhoria da qualidade de vida na capital mineira. A iniciativa recebeu elogios do Governo Federal, que reafirmou a importância de ações como essas na construção de um país melhor. (Valor Econômico, Ivana Moreira, 25/7)

Responsabilidade social é prática distante do marketing

Em artigo, Gilberto Galan – consultor em responsabilidade social e comunicação, professor universitário e membro do conselho da Aberje – fala sobre a responsabilidade social e como a prática não deve ser entendida como mais um recurso de marketing. Segundo Galan, investir no relacionamento transparente com as partes interessadas da sociedade significa investir no próprio futuro da empresa. O consultor cita o papel fundamental exercido pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social que, com seu pioneirismo, tem contribuído para difundir as melhores práticas e conceitos de responsabilidade social. (Valor Econômico, 25/7)

A responsabilidade social

A quinta edição da Conferência Nacional do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, realizada em junho, veio reafirmar a importância da gestão socialmente responsável. Principal evento do Instituto Ethos, a conferência reuniu cerca de 650 pessoas, entre empresários, executivos e representantes de entidades empresariais. O evento contou com a participação de 67 palestrantes e ofereceu aos inscritos, oficinas de capacitação e troca articulada de informações e experiências ligadas à responsabilidade social empresarial. Durante o encontro, foram lançadas a versão 2003 dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social e três novas edições setoriais dirigidas aos ramos financeiro, de mineração e de papel e celulose. (Meio Norte-PI; Diário da Amazônia-RO, 25/7)

Gerdau quer novo prêmio na prateleira

A Gerdau entrou na disputa pelo Prêmio de Responsabilidade Social 2003, da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Na primeira edição, em 2000, a empresa foi a vencedora na categoria Grande Porte. Hoje, a Gerdau inaugura, em São Leopoldo (RS), mais uma de suas ações sociais: o Barco Martin Pescador, que servirá de sala de aula para educação ambiental. (Correio do Povo-PR, 25/7)

Giro Cultural

O projeto Ceacom Cultura, promovido pela prefeitura de Nova Limae o Programa Cidadão 21 Arte, do Instituto Ayrton Senna, encerram hoje suas atividades com a apresentação de um espetáculo de teatro de bonecos. O programa está marcado para as 18h, no Teatro Municipal de Nova Lima (MG). (Estado de Minas, 25/7)

Faça Parte

Pelo quinto ano consecutivo, a American Express participará da campanha Mc Dia Feliz, promovida pela rede fast-food Mc′Donalds. A companhia patrocinará duas lojas em São Paulo, que beneficiarão o Graacc. A realização da campanha está marcada para o dia 16 de agosto. (O Estado de S. Paulo, César Giobbi, 25/7)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • American Express
  • Andrade Gutierrez
  • BankBoston
  • Companhia Siderúrgica Tubarão
  • Concreto
  • Gerdau
  • Grupo Algar
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
  • Mc′Donalds
  • O Boticário
  • Usiminas
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional