Sexta-feira, 27 de junho de 2003

Por: GIFE| Notícias| 27/06/2003

Fórum discute educação no auditório do Globo

Profissionais de educação das redes pública e particular do Rio de Janeiro participaram ontem do fórum Educando o Cidadão do Futuro. O evento deu o pontapé inicial à edição deste ano do projeto de mesmo nome promovido pelos jornais O Globo e Extra e pela Telemar. Currículos, drogas, violência e a relação família-escola foram alguns dos temas abordados nas apresentações. O encontro contou com as presenças de representantes da empresa Infoglobo e do Instituto Telemar, além do diretor-editor da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), Veet Vivarta, do educador da Universidade Federal Fluminense, Paulo Carrano, da diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, Irene Rizzini, e da socióloga Helena Bomeny, coordenadora no Brasil do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e no Caribe. (O Globo, 27/6)

Unicef: melhorar renda não é suficiente

Melhorar a renda das famílias pobres não é suficiente para acabar com a miséria e as desigualdades. Para Alberto Minujin, especialista do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Nova York, a dificuldade de acesso à escola, à saúde e à habitação são outras faces da pobreza que precisam ser resolvidas em conjunto com a transferência de renda. O assunto foi tema de um dos seis debates promovidos ontem, segundo dia do seminário Criança Esperança – Desigualdade na diversidade, evento realizado pela Rede Globo e pelo Unicef. (O Globo, Meio Norte-PI, Jornal do Tocantins, 27/6)

Situação é pior na rede pública de SE

A Fundação Roberto Marinho firmou convênio com a Secretaria de Educação do estado de Sergipe para tentar diminuir o atraso escolar que, segundo dados revelados pelo último censo do IBGE, atinge muitos estudantes na faixa etária de 14 anos da rede pública de ensino do estado. Segundo a Secretaria de Educação, o problema da repetência é mais grave na primeira série do ensino fundamental e a defasagem aumenta a cada série, fazendo com que os alunos levem, em média, de dois a três anos para fazer cada série. (Folha de S. Paulo, 27/6)

Responsabilidade social vira ação estratégica

A Basf escolheu o Comitê para a Democratização da Informática (CDI) para ser sua parceira em um projeto social que visa a promover a inclusão digital de crianças e jovens das camadas de baixa renda da sociedade. Depois que decidiu alterar mundialmente todo o seu parque de microcomputadores, a empresa vem doando máquinas para a implantação de escolas de informática. A unidade da Basf no Pólo Industrial de Camaçari (BA) já doou 20 microcomputadores ao CDI em Salvador. Os equipamentos vão possibilitar a criação de quatro Escolas de Informática e Cidadania em sedes de entidades da capital. (Correio da Bahia, 27/6)

Comunicado – Responsabilidade social

O Porto d´Aldeia Resort está implantando o projeto Farol da Vida para as comunidades de Abreulândia e Lagoa Redonda, em Fortaleza (CE). A iniciativa prevê a capacitação de jovens e lideranças locais para o desenvolvimento de suas aptidões artístico-culturais e físicas. O objetivo é integrar o hotel à comunidade onde ele está inserido, melhorando a qualidade de vida das pessoas. (Diário do Nordeste-CE, 27/6)

Opinião

Em artigo, Renato Augusto Cunha, presidente do Sindicato do Açucar e do Álcool no estado de Pernambuco, anunciou que o Sindaçucar e 13 empresas sucroalcooleiras do estado pretendem aumentar a participação social na região. Segundo Cunha, atualmente cerca de 17,5 mil alunos freqüentam as 125 escolas desenvolvidas por programas de erradicação do trabalho infantil desenvolvidos pelo sindicato. Entretanto, a proposta é participar de iniciativas que levem a uma maior amplitude nos compromissos sociais. Para isso, o Sindaçucar integrou-se, na semana passada, à rede de solidariedade do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. O evento escolhido para firmar essa aliança foi a palestra conduzida por Leonardo Boff, em São Paulo, que apresentou a filosofia do Instituto, que tem a ética como alicerce e um foco bastante abrangente em relação às questões sociais. (Diário de Pernambuco, 27/6)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Basf
  • Fundação Roberto Marinho
  • Instituto Telemar
  • Porto d´Aldeia Resort
  • Rede Globo
  • Telemar
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional