Sexta-feira, 28 de novembro de 2003

Por: GIFE| Notícias| 28/11/2003

Jornalista do ZH é Amigo da Criança

A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) entregou ontem (27/11), em Brasília, o título Jornalista Amigo da Criança a 35 profissionais da imprensa de todo o país. Os jornalistas receberam a titulação em reconhecimento à contribuição de seu trabalho em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes brasileiros. A congratulação, apoiada pela Petrobras e Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, busca contribuir para o aprimoramento dos conhecimentos a respeito de temas relevantes para a infância e a adolescência. Com a entrega do título este ano, os Jornalistas Amigos da Criança somam 285 profissionais em todo o Brasil e até mesmo fora do país. (Zero Hora – RS; Jornal do Tocantins, 28/11)

Ford Brasil reforça ação social na Bahia

Como parte de suas ações de responsabilidade social, a Ford Brasil está implementando o projeto Ford nas Escolas, nos municípios baianos de Camaçari, Dias D′Ávila e Salvador. A iniciativa prevê ampliação, reforma e melhoria de escolas públicas dessas localidades. Com o projeto, cerca de três mil alunos encontrarão mais espaço para estudar e praticar esportes, na volta às aulas em 2004. A empresa irá estimular ainda o trabalho voluntário dos empregados do Complexo Industrial Ford Nordeste, que atuarão como professores voluntários para aulas de inglês, ginástica e informática. Segundo o presidente das Operações da Ford Motor Company na América do Sul e Brasil, Antonio Maciel Neto, essa é mais uma iniciativa da empresa na contribuição para a melhoria da qualidade do ambiente escolar de crianças e adolescentes. (Gazeta Mercantil, 28/11)

Para cegos, IBM tem micro que fala

A IBM doou quatro computadores ao centro de acesso à internet da Fundação Dorina Nowill para Cegos, em São Paulo. Os equipamentos utilizam o software Home Page Reader (HPR) e auxiliarão o processo de inclusão digital de pessoas com deficiência visual. A empresa já anunciou a doação de mais 10 máquinas à entidade, no primeiro semestre de 2004. Atualmente, a IBM mantém ações de inclusão digital em outras instituições, como a Biblioteca Braille e o Instituto Benjamin Constant. Segundo a executiva de Programas de Responsabilidade Social da empresa, Patrícia Menezes, no próximo ano a experiência será levada a outros lugares do Brasil. (O Estado de S. Paulo, 28/11)

Políticas serão monitoradas

Adolescentes do Tocantins discutirão a partir de hoje (28/11), em Brasília, as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos das crianças. Os jovens integram a Rede Sou de Atitude , projeto coordenado pela organização não-governamental Cipó Comunicação Interativa e pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo objetivo é mobilizar a juventude para que acompanhe as políticas públicas voltadas para a área da infância, adolescência e juventude. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, ainda como candidato, um compromisso com a Fundação Abrinq de elaborar um Plano de Ação para alcançar as metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) relativas à área. (Jornal do Tocantins, 28/11)

Dia V entra no calendário oficial

Os empresários mineiros estão na vanguarda do voluntariado empresarial no país. Minas Gerais será o único Estado brasileiro a oficializar por decreto o Dia de Ser Voluntário – o Dia V -, que é comemorado sempre no primeiro domingo de dezembro. A expectativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), idealizadora da data, é conseguir a adesão das 500 maiores empresas do Estado até 2006. O Dia V é a melhor ocasião para as empresas exercerem a responsabilidade social e, a partir daí, passarem a desenvolver um projeto permanente de voluntariado. A construtora Mendes Jr. foi uma dessas empresas, já que triplicou o número de voluntários em relação ao ano passado. Serão 45 candidatos a pintar a fachada, arrumar o jardim e organizar o arquivo da Associação Mineira de Reabilitação (AMR), que atende, aproximadamente, 450 crianças com deficiências. (Estado de Minas, 28/11)

Estudantes de CEUs tocam para a prefeita

Alunos de quatro Centros Educacionais Unificados (CEUs) das prefeituras paulistas de Jambeiro, Perus, Cidade Dutra e Butantã apresentaram ontem (27/11) seus talentos musicais a representantes do Santander e do Instituto Pão de Açúcar, parceiros do projeto Música no CEU. A apresentação aconteceu no teatro do CEU Butantã e contou com a presença da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. O projeto Música no CEU foi contemplado com a doação de 21 mil instrumentos musicais, feita pelo banco Santander. Já o Instituto Pão de Açúcar mantém os profissionais responsáveis pelas aulas. (Diário de S. Paulo, 28/11)

Registro – Prêmio Top de Ecologia

O Instituto Unibanco conquistou o Prêmio Top de Ecologia 2003, concedido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB), com o projeto Meio Ambiente – Conhecer para Preservar, realizado em parceria com a Fundação Victor Civita. O objetivo do projeto, em prática há um ano, é capacitar professores das redes pública e privada para atuar em educação ambiental, tendo como suporte os encartes sobre temas ambientais publicados na Revista Nova Escola. (Gazeta Mercantil, 28/11)

Aracruz é premiada

A Aracruz é o destaque do comércio exterior do ano, na categoria Responsabilidade Social. Eleita pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Associação de Comércio Exterior do Brasil, a empresa capixaba receberá o prêmio hoje (28/11), no Centro de Convenções do Hotel Glória, no Rio de Janeiro. O evento contará com as presenças do ministro do Desenvolvimento e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. (A Gazeta-ES, 28/11)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI)
  • Aracruz
  • Ford Motor Company na América do Sul e Brasil
  • Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança
  • Fundação Victor Civita
  • IBM
  • Instituto Pão de Açúcar
  • Instituto Unibanco
  • Petrobras
  • Santander
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional