Sexta-feira, 28 de setembro de 2001

Por: GIFE| Notícias| 28/09/2001

27 experiências para melhorar o ensino infantil serão premiadas

Vinte e sete projetos desenvolvidos por professores de creches e pré-escolas receberão, em outubro, o Prêmio Qualidade na Educação Infantil, uma parceria da Fundação Orsa e do Ministério da Educação apoiada pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Procuramos escolher trabalhos que melhoram a qualidade da educação infantil. Não importa muito o tipo de estratégia nem a abrangência do projeto. O importante é que as experiências possam ser repetidas em outros lugares, além da área onde ela foi desenvolvida, explica Vera Melis, coordenadora de educação da Fundação. Cada professor premiado receberá um kit com materiais para trabalhar com seus alunos em sala de aula. (O Estado de S. Paulo, p. A9, 28/9 – Marta Avancini)

Educação é tudo

Em editorial, o Jornal de Brasília fala sobre a honra de ter sido apontado como um dos órgãos de imprensa que mais trata de educação infantil. A constatação foi feita na 11ª edição da pesquisa Infância na Mídia, realizada pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Fundação Orsa. O texto lembra que o reconhecimento da atuação do jornal deu-se no mesmo dia em que o projeto educativo do Jardim de Infância da 404 Norte, idealizado por cinco professores, recebeu o Prêmio Qualidade na Educação Infantil, criado pela Fundação Orsa. (Jornal de Brasília, p. 10, 28/9)

Empresas de Curitiba discutem a responsabilidade social

Aproximadamente mil empresários de vários segmentos e regiões do Paraná participaram, no dia 26/9, do 1º Encontro de Empresas e Responsabilidade Social do Paraná. Promovido pelo Instituto Ethos, o evento teve a intenção de fomentar a implantação de práticas socialmente responsáveis na gestão empresarial. Nesse sentido, o Instituto firmou dois convênios, um com a Federação das Indústrias do Paraná (FEP), para que a entidade ajude as empresas do estado. Outra parceria foi firmada com o Núcleo de Desenvolvimento do Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas, para que a instituição atue na geração de conteúdos para os programas. Informações sobre o Instituto Ethos e como criar um programa social em empresas podem ser obtidas pelo site www.ethos.org.br ou (11) 3068-8539. (Folha do Paraná-Folha Economia, p. 2 – Maigue Gueths; Primeira Hora-PR, p. 7; O Estado do Paraná, p. 8; Gazeta do Povo-PR, p. 32, Pricila Bueno – 27/9)

Bosch lança projeto social em Curitiba

Promover o desenvolvimento auto-sustentável da comunidade da Vila Verde, em Curitiba, por meio de ações educativas. Este é o conceito do projeto Peça por Peça, lançado no último dia 26, pela presidente da Fundação de Ação Social e do Instituto Pró-Cidadania, Marina Taniguchi, na Escola Municipal Professora América da Costa Sabóia. A iniciativa da Bosch vem sendo desenvolvida em parceria com voluntários da empresa, Prefeitura de Curitiba, Serviço Social da Indústria (Sesi), universidades e grupos de voluntários. O trabalho vai beneficiar cerca de três mil crianças da região com ações de educação para a saúde, cultura, comunicação, esporte, meio ambiente, lazer e geração de renda.(Jornal do Estado-PR, p. a5, 27/9)

Jornalistas reproduzem visão assistencialista sobre a criança

A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) lançou, em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a Fundação Orsa, a 11ª edição da pesquisa Infância na Mídia. De acordo com o estudo, os 50 jornais de 24 capitais brasileiras publicaram mais de 19 mil reportagens, editoriais, ou artigos sobre educação de crianças e adolescentes. Cerca de 800 tinham como tema principal o atendimento à faixa etária entre zero e seis anos. A maior parte das matérias, no entanto, retratam coberturas oficiais, pautadas principalmente por anúncios do Executivo ou pela demanda de vagas nos estabelecimentos públicos. A pesquisa mostrou também que o jornalista não conhece os direitos da infância e reproduz visões assistencialistas que não trazem soluções para seu desenvolvimento. (Gazeta Mercantil-PR, p. 3, 25/9)

Empresas, fundações e institutos citados nas matérias publicadas hoje:

  • Bosch
  • Fundação Orsa
  • Instituto Ayrton Senna
  • Instituto Ethos
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional